TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Livro Koch

Dissertações: Relatório Livro Koch. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 3

Livro: "Ler e compreender: os sentidos do texto" - Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias.

No primeiro capítulo do livro a autora nos faz refletir a importância da leitura, ressaltando algumas questões para o leitor: O que é ler? Para que ler? Como ler? Fazendo o leitor pensar e responder cada um com uma concepção diferente. Sendo assim a “língua como representação do pensamento” corresponde a de “sujeito psicológico, individual, dono de sua vontade e suas ações”. Nesta condição “o texto” é visto como um produto, e “a leitura” é compreendida como atividade de captação das ideias do autor.

Já o “foco na interação autor-texto-leitor” exigi a interação do leitor, já que a leitura conta também com as experiências e os conhecimentos do leitor que realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto a partir de seus objetivos, e conhecimentos sobre o assunto abordado. Espera-se deste leitor, que ele processe o que está sendo apresentado, que critique, contradiga ou avalie a informação apresentada. É claro que não devemos nos esquecer de que a constante interação entre o conteúdo do texto e o leitor é regulada também pela intenção com que lemos o texto, pelos objetivos de leitura.

Koch, também apresenta um miniconto de Marcelo Coelho, “o retorno do patinho feio”, apresentando o conto por partes, deixando o leitor curioso, e fazendo o leitor criar hipóteses do que iria acontecer no final.

Como todo texto tem um foco principal, seja ele para informar, isso porque sua mensagem é centrada na necessidade de transmitir ao interlocutor dados da realidade de uma maneira direta e objetiva, evitando assim o discurso literário, presente em outras funções, como a função poética e a função emotiva.

O fator de compreensão da leitura varia segundo as circunstâncias, tais como conhecimento linguísticos, esquemas cognitivos, bagagem cultural, o conhecimento gramatical e lexical, conhecimentos da língua e das coisas do mundo (lugares sociais, crenças, valores, vivências), circunstâncias em que o texto foi produzido. Um dos exemplos que Koch, nos dá são as bulas que é conhecida como um texto de difícil entendimento, por causa da linguagem utilizada, formas de expressão, palavras dificilmente usadas no nosso vocabulário.

Destacamos que a leitura é uma atividade que solicita intensa participação do leitor, pois, se o autor apresenta um texto incompleto, por pressupor a inserção do que foi dito em esquemas cognitivos compartilhados, é preciso que o leitor o complete, por meio de uma série de contribuições.

Pluralidade de leituras e sentidos pode ser maior ou menor dependendo do texto, do modo como foi constituído, do que foi explicitamente revelado e do que foi implicitamente sugerido, por um lado; da ativação, por parte do leitor, de conhecimentos de natureza diversa, e de sua atitude cooperativa perante o texto, por outro lado.

Outro ponto ressaltado é a escrita e leitura que varia com o tempo, um texto antigo pode mudar consideravelmente o modo de constituição da escrita, assim sendo interpretado de muitas formas por cada leitor, esse fato interfere na produção de sentido real do texto.

Sabemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com