TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório da Viagem para Visita Técnica e Coleta de Dados à Cidade de Serra Grande

Por:   •  11/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

FACULDADE SANTA MARIA

ARQUITETURA E URBANISMO

ECAUS (ESCRITÓRIO COLETIVO DE ARQUITETURA SOCIAL)

Relatório da Viagem para Visita Técnica e Coleta de Dados à Cidade de Serra  Grande.

   

Cajazeiras

2018

[pic 3]

O município de Serra Grande está localizado a 455 km da Capital João Pessoa, possui 83,474km² e tem uma população de quase 3.000 habitantes de acordo com o ultimo senso realizado em 2010. O clima predominante é o semiárido e sua altitude é de 593m. Foi elevado a município em  13 de dezembro de 1961, pela Lei estadual n° 2619.

[pic 4] 

Vista da Igreja da Sagrada Família.

O escritório Coletivo de Arquitetura Social (ECAUS) é composto por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Santa Maria e tem como supervisoras as professoras Pollyanna Lima e Camila Furtado. Por intermédio do discente Vanderli Araújo, o engenheiro civil Denis Wiliam, solicitou a equipe componente do ECAUS o auxílio técnico para a construção da sede do IADESG (Instituto de Apoio ao desenvolvimento de Serra Grande). O instituto foi criado em 08 de janeiro de 2012 e desde então vem prestando serviços à população serragrandcnse nas áreas de educação, saúde e ação social.

        Em visita técnica realizada no dia 03 de setembro do ano corrente, uma equipe formada por membros do ECAUS esteve no terreno escolhido para a construção do Instituto acompanhada por seu diretor presidente, Edilson leite da Silva, e pelo engenheiro civil Denis Wiliam.

        

Terreno:

        O terreno está situado em um lote de esquina, com fachada lateral para Leste e Fachada Frontal para o Norte. Possui 140m² como podemos observar na imagem 01.

[pic 5]

Imagem 01. Situação do terreno.

        O perfil natural do terreno é um declive acentuado, conforme mostra a imagem 02, a equipe tem por sugestão utilizar o perfil natural do terreno como opção para facilitar a acessibilidade conforme será explicado em seguida.

[pic 6]

Imagem 02. Perfil do terreno

Programa de Necessidades:

        A concepção do projeto terá como finalidade a elaboração de um edifício multiuso, com subsolo (aproveitamento do desnível natural do terreno), pavimento térreo e pavimento superior.

        No subsolo:  salão multiuso, wc masculino, wc feminino, copa e área livre para implantação de fossa e sumidouro.

        No pavimento térreo: rampa de ligação dos pavimentos, administração, secretária, recepção, wc masculino, wc feminino e duas salas multiuso.

        No pavimento superior: Duas salas multiuso.

Partido arquitetônico:

        O partido arquitetônico foi definido pela busca de uma maior eficiência do conforto térmico na edificação, e utilização de técnicas vernaculares que são características da própria região.

Obs.: Foi constatado pela equipe abundancia de pedras e tijolos de barro na região, porém a população vem perdendo essa identidade aos poucos em nome da modernização, e com isso perdendo qualidade térmica nas suas edificações.

O arquiteto Iberê M. Campos considera que o tijolo de barro é um material econômico, pois muitas vezes é encontrado próximo aos locais das obras. Por utilizar pouca energia para sua fabricação e transporte é também um material ecologicamente correto. Possui a propriedade de expelir e armazenar água devido a alta capilaridade de suas moléculas. Construções com esse tipo de material costumam absorver até 30% mais umidade do que as de tijolos cozidos. Por ser um bom isolante térmico mantém as temperaturas dos ambientes balanceadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (718.9 Kb)   docx (719.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com