TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório parcial prointer faculdade anhanguera

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.467 Palavras (6 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

POLO: ANHANGUERA SUMARÉ

NOME-MAICON WILLIAN ROSA        RA 8510518278

TUTOR(A) A DISTANCIA: TANIA REGINA B.BENITES

TUTOR(A) PRESENCIAL: RAFAEL FONTANA FERRARESSO

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER II).

                              Conteúdo do Relatório Parcial.

SUMARÉ/SP

2016.2


INTRODUÇÃO

Este projeto tem por finalidade elaborar o planejamento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) na empresa IC Transportes instalado na cidade de Sumaré – SP, com intuito de conhecer essa grande empresa, analisando o ambiente interno e externo da organização. Após o levantamento de dados, analisamos os resultados e posteriormente planejamos quais serão os objetivos e estratégias que a empresa IC Transportes, deverá utilizar no sentido de implantar o Sistema de Gestão Ambiental (SGA). 

        

1. Nome: IC Transportes

2. Razão para a escolha do nome: IC Transpores foi um nome escolhido pelo dono, referente a iniciais de seu nome.

3. Proprietário / Qualificação: IVAN CAMARGO: 2 grau completo.

4. Pontos fortes:- Empresa comais de 15 filiais, Veículos modernos uma das maiores empresa da região de Campinas.

Ponto fracos:-  Mao de obra capacitada- Ramo com muita concorrência- Gasto desnecessário de agua (lavagem de caminhões).

5. Breve histórico da IC Transportes;

A IC Transportes nasceu em maio de 1982 dentro do Posto 3 Vias, em Campinas, empresa do mesmo grupo. A IC atua nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe, Pernambuco e Bahia e tem como principal objetivo ser reconhecida como a melhor empresa do Brasil no ramo de transportes de granéis sólidos. Empresa com mais de 1300 Colaboradores. A estrutura é moderna e composta por escritório administrativo central, departamento comercial, oficina mecânica para manutenção da frota, posto de abastecimento, lavador, controladoria de pneus, restaurante e área de lazer.

- Granéis Sólidos, envolvendo o transporte de matérias-primas para composição de fertilizantes, como enxofre, sulfato de amônio, cloreto de potássio, rocha fosfática, map, nitrato, uréia, etc. Transporta também, em menor escala, produtos agrícolas, como soja, açúcar, farelos, etc.

- Granéis líquidos, envolvendo o transporte de Álcool e diesel.

- Granéis gasosos, envolvendo o transporte de Hidrogênio, Oxigênio, Óxido Nitroso, Nitrogênio e Argônio.

- Transporte de Produtos Químicos.

6. Missão - IC Transportes tem a missão de oferecer ao mercado, soluções em transportes, com qualidade, agilidade, pontualidade, segurança e profissionalismo, assegurando satisfação aos clientes e seus colaboradores.

7. Visão - IC Transporte e ter reconhecimento dos clientes pelo serviço prestado, sistema de Gestão pela Qualidade, como uma transportadora de ponta, sinônimo de agilidade, confiabilidade, rapidez e eficácia.

8. IC Transportes e seus Valores - Organização, Ética Profissional, Comprometimento, Respeito pelas Pessoas, Pontualidade, Excelência, Qualidade.

9. A IC Transporte tem como Fatores críticos de Sucesso - A responsabilidade de fazer com que estes controles que hoje já são feitos, tenham êxito, tendo em vista que no mercado de hoje as empresas necessitam não só de ter um ótimo preço pelo serviço prestado, como também necessitam mostrar para a sociedade em geral sua preocupação com o meio ambiente.

10. Produto / Serviço Realizamos serviços de transporte com rapidez e segurança - A IC Transportes, é especializada no transporte de produtos, consegue desenvolver e aplicar soluções logísticas que atendam às necessidades de seus clientes. Sem fórmulas mágicas, mas com trabalho duro, simplicidade, transparência e controle dos processos.

11. IC Transporte e suas Tecnologia de produção - Usamos veículos de última geração que emitem menos gases poluentes. O diagnóstico é um programa que orienta seus colaborador na redução do consumo de óleo diesel pelos veículos, combatendo o desperdício. Sabendo que o óleo diesel é um recurso natural não renovável.

 

12. Matérias-primas necessárias à produção/prestação de serviço da IC - Óleo Diesel, Gás, Papeis, água.

13. IC Transporte e sua Infraestrutura e Instalações - A empresa está sediada em prédio próprio no km 114 da Rodovia Anhanguera, município de Sumaré/SP, numa área de 65.000 m², dos quais 7.000 m² correspondem à área construída

14. Habilidades - Mão de obra especializada, com cursos profissionalizantes, todos os colaboradores passaram por testes e avaliações, físicas e psicológicas. Os colaboradores recebem treinamentos para melhor atender os consumidores, fornecedores e desenvolverem suas funções. Como também para armazenagem e cuidados com os produtos manuseados. Todos os nossos colaboradores recebem seus EPIs e treinamentos de como usá-los com eficiência.

15. Fluxo do Processo da IC TRANSPORTES.

[pic 2]

 16. IC Transporte e sua Política Ambiental - Apesar da consciência ambiental de seu proprietário e de seus esforços para diminuir o uso de combustíveis, pneus, papeis, agua e energia, vimos que durante o processo produtivo é possível melhorar e diminuir os gastos de óleo dos caminhões, principalmente evitando deixar o mesmo ligado quando está parado. Vimos ainda o gasto excessivo de água durante os processos de lavagem de caminhões, o que pode ser melhorado com a capitação da agua da chuva através de 2 caixas de água. A responsabilidade do pessoal administrativo com a impressão desnecessária de papeis.

17. Consciência Ambiental - A empresa busca conscientizar todos os funcionários da necessidade de reduzir os gastos, desde a água, energia, até os pneus e obviamente o óleo diesel, e procura deixar bem claro que está além de uma economia financeira, estaremos fazendo nossa parte para um mundo melhor para futuras gerações e com isso a empresa está investindo mais contratando pessoas qualificadas.

18. IC transporte e seus Padrões Ambientais - A IC Transporte segue a Política Ambiental do Ministério dos Transportes que tem como referência três princípios: a viabilidade ambiental dos empreendimentos de transportes, o respeito às necessidades de preservação ambiental, sustentabilidade ambiental dos transportes e transporte ambientalmente sustentável. Esses princípios gerais adotados estão desdobrados em diretrizes ambientais que servem de orientação para o programa de gestão ambiental do Ministério dos Transportes. Esses princípios gerais adotados estão desdobrados em diretrizes ambientais que servem de orientação para o programa de gestão ambiental do Ministério dos Transportes. A IC Transportadora também está em processo de implantação do ISO 14000, além de já possuir o SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (775.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com