TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Sumaré como requisito parcial à obtenção do título bacharel em Ciências Contábeis.

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.168 Palavras (9 Páginas)  •  1.080 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]CARLOS EDUARDO DA SILVA CANELADA

DANIELA PEREIRA

JAQUELINE DO NASCIMENTO SILVA

JAQUELINE SANTOS ALVES

MARIANNE ANDRADE

RODRIGO MARQUES DE OLIVEIRA

ADMINISTRAÇÃO

ATPS ETAPA 1 E 2

Relatório apresentado à Faculdade Anhanguera de Sumaré como requisito parcial à obtenção do título bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Professor UBIRATÃ BRAGA DE AGUIAR

SUMARÉ – SP

2012

[pic 2]RESUMO

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração cientifica de Taylor. A seguir a preocupação básica passou para ênfase na estrutura com a teoria básica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo- se mais tarde a teoria estruturalista. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a teoria dos sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis- tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia provocou seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.


[pic 3]ABSTRACT

The general theory of management began to focus on tasks, with Taylor's scientific management. Following primary concern has to structure with emphasis on the basic theory of Fayol and the bureaucratic theory of Max Weber, followed later structuralist theory. The reaction came with the humanistic emphasis on people, through behavioral theory and the theory of organizational development. The emphasis on the environment has come up with systems theory, being supplemented by contingency theory. This later developed the emphasis on technology. Each of these five variables, tasks, structure, people, environment and technology caused a different time administrative theory, marking a gradual step in the development of TGA. Each theory sought administrative privilege or emphasize one of these five variables, omitting or relegated to a secondary plane all others.

        

[pic 4]SUMÁRIO

LISTAS

RESUMO        2

INTRODUÇÃO        5

DESENVOLVIMENTO TEXTUAL

  1. A ADMINISTRAÇÃO COMO UMA HABILIDADE HUMANA        6
  2. ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO        6
  3. CARACTERÍSTICAS PROPOSTAS PELOS PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO        6
  4. TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO        8

4.1 TEORIA DA BUROCRACIA        8

  1. TEORIA ESTRUTURALISTA        9

5.0 A RAZÃO DO SURGIMENTO DAS ABORDAGENS HUMANÍSTICAS,                                       NEOCLÁSSICAS E ESTRUTURALISTAS        9

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

[pic 5]INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo compreender o surgimento das Teorias da Administração bem como suas características, como um evento social baseado na evolução humana. Aborda os acontecimentos sociais que ocasionaram o surgimento das teorias, apontando as razões que fizeram surgir às abordagens Humanísticas, Neoclássica e Estruturalista da Administração.


  1. [pic 6]A ADMINISTRAÇÃO COMO UMA HABILIDADE HUMANA

Vários autores definem de diversas maneiras a administração. Uma definição moderna define a administração um ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros, é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar. As pessoas nascem e desenvolvem habilidades próprias e outras são obtidas, o conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades. O administrador precisa obter-se de habilidades técnica, humana e conceitual para que o mesmo possa alcançar resultados satisfatórios e eficazes.

2.0 ACONTECIMENTOS SOCIAIS QUE OCASIONARAM O SURGIMENTO DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

A história da administração surgiu há 5.000 a.C., quando os habitantes viviam mais na forma de improvisos, sem saber exatamente no que ocasionariam de bom ou ruim para elas, portanto Taylor e Fayol foram os percussores de teorias para que existisse uma espécie de um bom nível de produtividade nas empresas, com maior eficiência e maior produtividade nas organizações. A moderna administração surgiu em resposta as duas consequências provocadas pela Revolução Industrial: o crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação e a necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

  1.  CARACTERÍSTICAS DAS TEORIAS PROPOSTAS PELOS PRECURSORES DA ADMINISTRAÇÃO

A teoria geral da administração começou com ênfase nas tarefas, com a Administração científica de Taylor. A seguir passou para a teoria clássica de Fayol e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.

Taylor elaborou os primeiros estudos essenciais da administração. Ele acreditava que treinando os trabalhadores haveria maior possibilidade deles produzirem com melhor qualidade. Acreditava que qualquer tipo de trabalho necessita de um estudo para que seja determinada uma metodologia própria visando sempre o seu máximo desenvolvimento. Em relação à produtividade e à participação dos recursos humanos, estabelecida a coparticipação entre o capital e o trabalho, cujo resultado refletirá em menores custos, salários mais elevados e, principalmente, em aumentos de níveis de produtividade. Em relação ao autocontrole das atividades desenvolvidas e às normas procedimentais, introduziu o controle com o objetivo de que o trabalho seja executado de acordo com uma sequência e um tempo pré-programados, de modo a não haver desperdício operacional. Inseriu, também, a supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de um trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas. Finalmente, apontou que estas instruções programadas devem, sistematicamente, ser transmitidas a todos os empregados. Incluiu um sistema de pagamento por quantidade (ou por peça) produzida. Isso fazia com que os rendimentos dos funcionários aumentassem de acordo com seu esforço. Assim, Taylor conseguiu maximizar significativamente a eficiência da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (88.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com