TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prointer II Relatório Parcial Gestão pública Anhanguera

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar por meio de exemplos reais os fatores que envolvem o sistema de gestão ambiental de um negócio,bem como seu projeto e aplicação no meio empresarial.

Visando a aprendizagem,nesse trabalho toda pesquisa,que está voltada para o âmbito acadêmico,tem por finalidade trazer à tona o lado prático da aplicação de um sistema de gestão ambiental de forma mais clara possível,evidenciando fator por fator de cada dificuldade nesse processo.Será utilizada como parte do trabalho,uma empresa do ramo do varejo localizada na cidade satélite de Taguatinga,no Distrito Federal.

Entretanto será abordada a questão da ética e o ambiente que devem estar ligados para que se tenha sucesso na aplicação desse sitema no meio empresarial.Contudo,é importante para o funcionamento de uma empresa,razão pela qual a ética será muita citada no meio academico, para que o futuro empreendedor tenha consciência da magnitude desse fator no seu negócio.

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O Supermercado Ideal,assim chamado o varejista localizado na cidade satélite de Taguatinga sul,é um excelente mercado que atende a população local há vários anos.Esse nome foi dado em razão da facilidade de dizê-lo e que se tornar comum entre as pessoas,ou seja,foi em razão do próprio marketing a escolha de seu nome.Os proprietários irmãos atuam no ramo já há muitos anos,aprenderam com o pai o qual foi o primeiro dono do mercado,que é hoje administrado pelos filhos.

Seus proprietarios relataram que a principal dificuldade do mercado é a alta dos preços e consequente queda nas vendas,como também reconhecem que precisam modernizar sua estrutura e utilizar novas formas de chamar a atenção dos clientes.Uma vantagem competitiva é que por aquela região não tem mercado de peso para competir com eles,porém há grandes mercados que na maioria das vezes ficam atrás do Ideal no quesito preço e os clientes acabam preferindo o mais barato e mais próximo de sua casa.

A empresa tem como missão,segundo os proprietários,atender a população local oferecendo-lhes produtos de qualidade a um preço em conta.Já sua visão de futuro é ser empresa de referência, reconhecida como a melhor opção por clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, devido à qualidade dos produtos e serviços.

3. PRODUTO/SERVIÇO:

O Super mercado Ideal utiliza o que já é bem conhecido hoje em dia,que é a venda de produtos de necessidades básicas além de outros produtos especiais que agradam a população local,levando em conta o aspecto social.

A sua estrutura não é tão ampla para um super mercado,porém já é o suficiente para atender as demandas.Os caixas são eficientes em seu trabalho,demonstrando rapidez e efetividade no atendimento aos clientes.Contudo,precisam de uma ampliação,devido ao reduzido número de caixas funcionando.

Além disso,o supermercado funciona como açougue onde são necessário maquinario específico,como também funciona como um verdurão,ou seja,a venda de frutas,verduras e legumes,sendo necessário apenas fornecedores de confiança e qualidade.

4. POLÍTICA AMBIENTAL:

No super mercado Ideal a questão ambiental já é reconhecida.Visando a inclusão nas políticas de redução de gases de efeito estufa,o Super mercado utiliza em suas entregas domiciliares meios de transporte não poluidores como a bicicleta.

Contudo,vale ressaltar que esse meio é utilizado para atender somentes clientes que se localizam em um raio de 2km,fato esse que os clientes que morarem longe deverão ser atendidos por uma van especializada.Porém,essa já pode ser o início de uma solução sustentável.

O mercado ainda utiliza a sacola plástica,objeto que vai contra os padrões de sustentabilidade.Todavia,é fornecido aos clientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (71.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com