TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relação Professor E Aluno Na Costrução Da Sociedade

Dissertações: Relação Professor E Aluno Na Costrução Da Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

HELENICE ZUBA CATONI

Relação Professor e Aluno na Costrução da Sociedade

Montes Claros

2011

HELENICE ZUBA CATONI

Relação Professor e Aluno na Costrução da Sociedade

Trabalho apresentado ao Curso deGeografia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a atividade interdisciplinar Tutor Eletrônica Simone Aparecida dos Santos Garcia

Montes Claros

2011

Relação Professor e Aluno na costrução da sociedade

A conexão professor e aluno não deve ser uma relação de imposição, mas uma relação de cooperação, de respeito e crescimento. O aluno deve ser considerado como um sujeito participativo e ativo no seu processo de construção do conhecimento.

Assim o professor assume um papel importantíssimo nesse processo, como uma pessoa mais experiente. Por tudo isso o professor tem que considerar que o aluno tem sua bagagem cultural e intelectual, para a construção do seu aprendizado.

Os professores formam uma equipe de mediadores da cultura que possibilita o crescimento e o desenvolvimento do individuo. Nessa probabilidade não cabe somente avaliar a relação professor aluno, mas também a relação aluno- aluno. Com isso a construção do conhecimento se dara coletivamente, sem ignorar a ação do sujeito.

Os alunos chegam à sala de aula com níveis diferentes. Um nível já adquirido, criado e formado, onde ele é capaz de fazer por si próprio sem ajuda do professor. E o outro nível é quando o aluno não conhece tal assunto, mas está preparado para aprender e isso se dara com ajuda do professor.

O educador prepara o seu aluno para construir novos conhecimentos, onde o aluno não conseguirá fazer isso sozinho. O professor seria o suporte, para que a aprendizagem do educando seja satisfatória. O educador deve ter um bom diálogo com os seus alunos e dar pista para o aluno encontrar sua respostas. Um exemplo seria um trabalho em grupo onde o professor lançaria o tema e os alunos deveriam discutir esse tema e apresentar suas conclusões.

Tudo que se trabalha em sala de aula deve ter um objetivo, por isso o aluno deve entender que a sociedade, é fruto de sua ação enquanto ser social e que ele é um agente transformador. Um exemplo disso seria trabalhar com os alunos do 3° o tema sustentabilidade, tendo como objetivo compreender o conceito de sustentabilidade e a importância dele na vida de todos nós. Identificar ações sustentáveis que podem ser realizadas no dia a dia e desenvolver valores e atitudes que contribuam para a preservação do Planeta Terra. O conceito de sustentabilidade está relacionado à maioria das preocupações ambientais. Frequentemente, nos meios de comunicação, nos deparamos com matérias sobre o uso sustentável dos recursos naturais, sobre consumo sustentável, a alimentação sustentável e etc. Portanto, é importante que as crianças se familiarizem com esse conceito e possam participar

de ações voltadas para a sustentabilidade planetária. Para o aluno ter um bom entendimento do conteúdo o professor poderá fazer uma dinâmica em sala, convidando as crianças para encenarem a seguinte situação:

- Uma cadeira no centro da sala. Uma criança vem e senta-se nela. Outra vem e senta-se no colo da primeira. Mais uma vem e senta-se no colo da segunda e assim por diante, até sentarem-se cinco crianças. Pergunte-lhes se estão se sentindo confortáveis. Provavelmente a resposta será sim. Então pergunte à turma: Se eu fosse chamando mais crianças para se sentar, umas no colo das outras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com