TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interação Professor-aluno

Pesquisas Acadêmicas: Interação Professor-aluno. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  741 Visualizações

Página 1 de 8

AVALIAÇÃO

INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA

1. Com base no texto “Ensinar e Aprender como uma Ação Transformadora”, qual deve ser o papel do professor comprometido com a ação transformadora de ensinar e aprender?

Ao professor não compete transmitir conteúdos acabados sem possibilidades da criação de novas estratégias, mas sim criar condições que possibilitem ao discente como sujeito do processo ensino aprendizagem, a expansão dos conhecimentos necessários a sua formação pessoal e profissional. É necessário pela globalização que vivemos que o educando vivencie e compreenda o mundo que o rodeia, que busque mecanismos para criação de condições plenas para exercitar seus direitos e deveres de cidadão antenado com seu tempo. Isso envolve o saber sistematizado e o que se encontra além dele. Assim o professor comprometido deve ensinar o que os alunos precisam aprender, preocupando-se em repassar os conteúdos sistematizados, mas também despertar o senso critico de cada um.

A interação professor aluno deve ser baseada no ensinar e aprender onde o professor não é dono absoluto do saber e o aluno não é alguém vazio de experiências e valores.

2. Na sua concepção o que vem a ser atitudes e habilidades?

Atitude é quere fazer por meio da modificação de postura em relação a determinadas situações.

Habilidade é o saber como fazer com economia de tempo e esforço, pois a habilidade pressupõe o ato de fazer bem alguma coisa.

3. Para acontecer a aprendizagem é preciso ocorrer mudanças no comportamento, que acontecem em 3 níveis. Fale sobre.

•Nível do conhecimento: a aquisição de novas informações leva o educando a saber o que, por quê e quando fazer.

•Nível de atitude: mudança de postura que leva ao querer fazer alguma coisa e ter vontade de promover mudanças.

•Nível da habilidade: aprende a fazer com economia de tempo e esforço o que não sabia fazer.

4. A relação professor-aluno interfere no processo de ensino-aprendizagem?

Sim, pois o professor pode criar na sala de aula, um clima psicológico favorável, ou não há aprendizagem.

Assim, a meu ver deve ser clara a atuação do professor como profissional da educação, tentando sempre proporcionar a aprendizagem efetiva num clima de afetividade. Os educandos devem sentir que o professor é alguém a conduzi-los ao saber sistematizado.

O ensino aprendizagem exige do professor paciência, tolerância, formas diferenciadas de avaliação, estímulo a participação dos alunos e habilidade em lidar com a disciplina. Se a relação professor aluno for tensa a aprendizagem soferá rupturas ou estagnação. Uma relação mais amigável abrirá canal de dialogo e resultados satisfatórios na aprendizagem.

5. Kurt Lewin, em seus estudos, analizou 3 tipos de liderança. Com base nos estudos dele, qual o seu tipo de liderança? Explique por que você assim se definiu.

Sou filha de professora e sempre estive no ambiente escolar acompanhando minha mãe, até auxiliando e sempre me senti muito av vontade. Me considero uma professora democrática. Gosto que meus alunos me vejam como uma pessoa justa, que não os trata de forma padronizada, mas enxerga suas diferenças. Sei da capacidade de todos em aprender e que a educação fará diferença na vida deles, então busco atividades contextualizadas e significativas. Sobre as regras ou combinados, há na sala assembleias onde os mesmos são estabelecidos em comum acordo entre todos, a percepção dos alunos sobre a importância da disciplina legitima tal procedimento, pois sabemos que as normas são importantes para organizar a dinâmica da de aula. Discutindo as regras democraticamente faço dos meus alunos sujeitos conscientes de seus direitos e deveres e os mesmos passam a ter mais autonomia e buscar o diálogo na resolução dos conflitos.

6. O que é a interação professor-aluno?

É a construção de vínculos entre professor e aluno, numa relação dialógica e respeitosa. Interação professor aluno perpassa pela complexidade em sala de aula das relações estabelecidas entre o professor e o aluno, tais relações devem ser pautadas no respeito e diálogo, pois quando há um clima de respeito na sala de aula, a aprendizagem aumenta, fica mais fácil aperfeiçoar o trabalho pedagógico que é o objetivo da escola. Pode se considerar que a relação entre professor e aluno deve se dá numa atmosfera de valores onde a justiça, a segurança e o sentimento de pertencer esteja presente, para que isso ocorra os alunos devem ver no professor alguém justo. Na escola atual não deve haver espaço para o medo, o autoritarismo dos tempos de ditadura não funcionam mais, a autoridade deixou de ser imposta, ou seja, substituir as proibições e as punições pelo ensino do respeito ajuda os alunos a aproveitar o que a escola tem de melhor para a oferecer, o exercício da cidadania. Na interação professor – aluno, atitudes que desenvolve e incentiva a participação dos alunos acabam por torná-los protagonistas da sua aprendizagem, eles se sentem integrados e não meramente hospedes, com isso, os problemas de convivência são menores e a aprendizagem se torna mais fácil. A tarefa não é fácil, são muitos os desafios, mas nessa interação cabe ao professor a iniciativa de buscar a qualidade e a transformação do aluno para que seu papel de professor seja mais prazeroso e significativo.

7. I - Que mudanças você como professor(a) gostaria que ocorresse na escola de hoje?

Acredito que é urgente e necessário fazer investimentos na melhoria da infra-estrutura, modernização e segurança das escolas, grade curricular que atenda as necessidades formais e subjetivas dos educandos, maior participação dos pais na vida escolar e de políticas publicas que visem realmente o aprendizado das crianças e adolescentes.

II - Escreva sobre a interação professor-aluno nos planos interpessoal e intrapessoal.

Na interação professor – aluno a aprendizagem e o respeito mútuo devem caminhar juntos. O professor deve se preocupar com seus alunos é reconhecê-los como indivíduos autônomos em busca de sua identidade. Esta relação é uma condição do processo ensino/aprendizagem, ela dinamiza e dá sentido ao processo educativo. Por outro lado o ambiente institucional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com