TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Representante da Empresa que recebeu a equipe

Por:   •  22/3/2016  •  Seminário  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        03

 2        OBJETIVO        04

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA..................................................        05
  1. Representante da Empresa que recebeu a equipe........................        05 

3.2        Dados da empresa        05

 4          HISTÓRICO DA EMPRESA............................................................        06

 5          ERGONOMIA .......................................        08

  1. NORMA REGULAMENTADORA- NR 17.......................................        09  
  2. PROBLEMAS ENCONTRADOS DURANTE A VISITA...................        10
  3. SUGESTÕES PARA MELHORIAS...        11
  4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...        12

             REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................................        13

             ANEXOS


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho faz uma análise sobre a postura dos profissionais e alunos no ambiente de Trabalho.

A pesquisa foi realizada através de visualização e entrevista com os trabalhadores e alunos junto a escola.

A mesma foi realizada por meio da verificação visual das condições de trabalho e seus respectivos equipamentos, verificando se há alguma irregularidade quanto à sua funcionalidade adequada. Por fim com base nos resultados apurados, formulamos um relatório com as possíveis soluções e métodos a serem aplicados para a melhoria da empresa e seus setores.

A visita foi realizada na própria empresa, junto aos setores, onde foram realizadas as possíveis análises.

  1. OBJETIVO

 Tem como objetivo o levantamento da situação de trabalho dos funcionários e alunos do Colégio Militar 2 de Julho. Trabalhamos com propostas de melhorias nas condições estruturais do local visitado, de acordo com a NR 17.


  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

3.1- Representantes da empresa que recebeu a equipe:

-FRANCISCO XAVIER DOS SANTOS

-CARGO: SARGENTO E COORDENADOR DO C.A.

 3.2- Dados da empresa:

Nome: COLÉGIO MILITAR 2 DE JULHO.

Endereço: Avenida dos Franceses, s/n – Vila Palmeira.

  1. HISTÓRICO DA EMPRESA

O Colégio Militar dois de Julho, foi criado pela Lei 8.356 de 26 de dezembro de 2005, com a absorção de toda estrutura e alunos matriculados na Unidade Integrada Polivalente Modelo de São Luís, instituição de ensino criada pela Lei Estadual 5.692 de 20 de agosto de 1973, reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação, pela Resolução nº 319/87 CEE, situada a Avenida dos Franceses, s/n – Vila Palmeira, que passou a ser sua sede.

Construído em convênio firmado entre o Banco Mundial– BIRD e o PREMEN, órgãos que o manteve durante alguns anos, o Polivalente foi referência e modelo em São Luís. Até o ano de 1980, a então “Unidade Integrada Polivalente” ministrou Educação Geral para os alunos de 5ª a 8ª série, a qual era composta pelas Oficinas de Técnicas Agrícolas, Técnica Comercial, Artes Industriais, Educação para o Lar e Laboratórios de Química. A partir da instalação de parques industriais na cidade e consequentemente o crescimento da população, sentiu-se a necessidade de expansão do ensino fundamental, onde se passou a ministrarem-se aulas de 1ª a 8ª série, no ano de 1981, havendo com isso mudança no nome da escola para Unidade Integrada Polivalente Modelo de São Luís.

O marco da chegada dos militares do Corpo de Bombeiros na escola foi o dia 22 de agosto de 2005. Neste contexto, o Polivalente transita para uma nova filosofia consolidada na hierarquia e disciplina e firmada nos pilares da educação: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. Frente à nova proposta educacional, o Polivalente abre as portas para o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, que a partir da aprovação do Projeto Lei 230/05, passa a denominar-se de Colégio Militar 2 de Julho, em homenagem ao dia Nacional do Bombeiro.

A retrospecção do passado de um século de história e as aspirações dos desafios presentes coloca o Colégio Militar como triunfo de mais uma conquista do Corpo de bombeiros do Estado do Maranhão, que faz ratificar por parte desta secular instituição as aspirações da construção de um Maranhão e um Brasil melhor.

Mantendo a participação pedagógica dos profissionais da Secretaria de Estado de Educação o Colégio Militar, constitui seu corpo docente por profissionais da SEDUC e do CBMMA, oferecendo aos seus alunos educação básica: ensino fundamental e médio, tendo por finalidade proporcionar ao educando as condições necessárias para o desenvolvimento e o aprimoramento de suas capacidades intelectuais e físicas, preparando-o e qualificando-o para o trabalho e para o livre exercício da cidadania.

        

  1. ERGONOMIA

A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.

Conhecida comumente como estudo científico da relação entre o homem e seus ambientes de trabalho, a ergonomia tem alguns objetivos básicos que são: possibilitar o conforto ao indivíduo e proporcionar a prevenção de acidentes e do aparecimento de patologias específicas para determinado tipo de trabalho.

A ergonomia se preocupa com as condições gerais de trabalho, tais como, a iluminação, os ruídos e a temperatura, que geralmente são conhecidas como agentes causadores de males na área de saúde física e mental, mas que o estudo procura traçar os caminhos para a correção.

        

  1. NR 17

É uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, específica para o estudo ergonômico nos locais de trabalho. Esta NR não está ligada diretamente a quantidade de carga máxima para manuseio de materiais, mas sim voltada à ausência de recursos que facilitem essa tarefa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com