TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro O Monge E O Eecutivo

Artigos Científicos: Resenha Do Livro O Monge E O Eecutivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

1. IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

O monge e o executivo – Uma história sobre a essência da liderança (Titulo original: (The Servant); Por James C. Hunter; Edição comemorativa de dois (2) milhões de livros vendidos no Brasil; Tradução da Maria da Conceição Fornos de Magalhães; editora: Sextante (coleção autoestima).

O Monge e o Executivo HUNTER . James C. Editora Sextante, 2004

2. INTRODUÇÃO

Ser líder é ensinar as pessoas serem responsáveis sem sentir-se pressionadas ou cobradas. É a representação de mobilizar os outros a obterem ótimos resultados profissionais.

Uma das habilidades de extrema importância é saber lidar com o “Poder e Autoridade”.

Mas para isso um líder tem que possuir as seguintes características: Honestidade, Confiabilidade, Saber conquistar a confiança das pessoas, tratar todos com respeito e gostar dos liderados.

Pois se não existem liderados, não existem líderes, e para isso é necessário que haja um líder flexível, que tenha atitudes positivas e que saiba ouvir.

3. BREVE SÍNTESE DA OBRA

O livro é divido em oito (8) capítulos. A primeira é o prólogo que nada mais é do que uma explicação, junto com algumas partes pessoais, de nosso personagem principal, John, para a escolha que ele fez de ir ao retiro organizado pela igreja. Nessa primeira parte do livro também fala do dia em que John chegou ao retiro e demonstra claramente que não estava muito contente no começo e que o principal motivo de sua visita a esse mosteiro era conhecer Len Hoffman, um grande ex-empresário que fez história na época.

No primeiro capítulo John conhece Len, que agora é chamado por Simeão. Descobre uma rotina que tem que seguir dentro do mosteiro e que tem “aulas” com Simeão e outros “alunos”. Em sua primeira aula são feitas observações como todos deveriam agir durante esses encontros, apresentações e definições simples como o que é autoridade e o que é poder. Entre os alunos está uma enfermeira, uma diretora de colégio, um sargento e um “pregador”, além de John. Ainda nesse dia são feita anotações sobre como deveria ser um líder através de “testes”.

O segundo capítulo começa com uma observação ao comportamento de John, e fazem menção da aula anterior. Principalmente o sargento não conseguia aceitar algumas idéias, então fizeram reflexão a cerca de vários paradigmas que com o passar do tempo foram quebrados. Logo pensão em uma pirâmide e colocam funções de empregos com valores de mais importante no topo, com mais reflexões decidem inverter essa pirâmide, após um intervalo fizeram um pirâmide com baseada na sua realização pessoal e determinaram pilares para essa pirâmide.

Durante o capítulo três (3), durante a manhã, John conversou com Simeão sobre o sargento e então percebeu sobre a importância de pessoas com pensamentos diferentes num mesmo local.Durante o encontro com Simeão, os “alunos” levantaram um questão sobre quem foi o maior líder de todos os tempos e por que. Ao longo que a conversa se desenrolou surgiram novas teses, novos pensamentos sobre outras pessoa e chegaram então a uma nova pirâmide dobre o modelo de liderança, mas nessa pirâmide uma palavra intrigava a alguns alunos, a palavra “amor”.

O próximo capítulo trata justamente sobre esse assunto. O encontro desse dia foi baseado na palavra amor, nas diferentes formas de interpretá-lo, e na sua ma interpretação. Foi então procurar o significado que realmente interessava a eles, o amor de ágape e quando se procurou no novo testamento esse amor encontrou-se uma definição muito parecida com a definição que foi dada para um “líder ideal”, então, durante todo o restante do encontro, se foi refletido sobre essas qualidades do amor ágape.

Durante o quinto capítulo se é passa quase toda a aula com Simeão, se falando de criar um ambiente saudável no trabalho, no ambiente em que vivemos e em diversos locais e como se criar. São dados vários exemplos, feitas várias comparações e se construindo durante essa reflexão a ideia de “ambiente saudável”.

No Sexto Capítulo, Simeão conversa com seus alunos sobre suas escolhas, suas atitudes, suas consequências e suas responsabilidades. Depois de algumas comparações e exemplificações foram definidos estágios para se chegar a um resultado desejado.

Durante o Sétimo capítulo, Simeão deixa sua aulas para “tirar dúvidas”, fazer mais algumas comparações e esperar que seus “alunos” cheguem aos seus resultados e os tenta mostra quão grande e bom pode ser o resultado de suas mudanças e ainda lhes deus uma definição de alegria e felicidade

O ultimo capitulo é um simples despedida do retiro, seus alunos prometem se reencontrar e ter novas reuniões, cada um tomo seu rumo. John vai pra ao encontro de sua mulher após despedir-se de Simeão.

4. CONCLUSÃO

Para mim, o que ficou mais de importante é que tenho que estar sempre aberto a aprender coisas novas, com pessoas novas.

Pois, quando as coisas não vão bem é hora de mudar. Não tem jeito de ficar agindo sempre da mesma forma, e querer resultados diferentes.

Viver em grupo é sempre melhor. Refletir e até mudar velhos conceitos, saber ouvir os outros, mostrar interesse, ser humilde, disciplinado, fazer escolhas, aceitar as idéias diferentes, tudo isso vai me fortalecer e acaba por trazer inúmeros benefícios.

É preciso sair do estágio do “eu primeiro” da zona de conforto, e isso é um pouco doloroso. Mas ao enfrentar e persistir sei que posso encontrar um caminho muito mais leve e alegre.

O autor coloca capítulo por capítulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com