TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Livro Gerente Minuto

Por:   •  11/4/2013  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  1.654 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha: O Gerente Minuto

Trace objetivos curtos e claros, dê sempre feedback positivo e negativo

Meu pai tinha esse livro, eu já tinha lido há muito tempo. Lembrei dele por causa de alguém da minha rede de relacionamento que precisa desenvolver habilidades gerenciais. Comprei, reli e dei de presente.

Esse livro é um excelente começo, pois é simples, direto e seus resultados muito eficazes. Basicamente trata de alinhar expectativas, estabelecendo objetivos curtos e claros (os Objetivos Minuto), e corrigir rumos, dando feedback positivo (Elogios Minuto) ou negativo (Repreensões Minuto) sempre que necessário. Parece óbvio, mas na prática é muito difícil exercitar. A gente quer que as pessoas adivinhem o que queremos, ou pior, que façam as coisas do jeito que nós faríamos. Delegar não é isso.

O feedback negativo é temido por muitos. Para quem dá e quem recebe. O autor desmistifica as Repreensões Minuto, encarando-a como algo extremamente natural e necessário. Não precisa ser um sermão nem de uma "cerimônia". Basta dizer qual foi o comportamento observado (o fato), como você se sentiu quanto a isso (emoções, sentimentos, percepções) e como você gostaria que a pessoa tivesse agido. Sem julgamentos, o feedback é um presente que objetiva o crescimento do outro.

Uma parte muito legal fala de "flagrar as pessoas fazendo algo de bom". Nós temos um olhar muito crítico para encontrar e apontar problemas e defeitos, mas um bom líder (um bom pai, um bom marido, ...) precisa estar atento às coisas boas e deixar claro que percebeu. Não precisa necessariamente com palavras. Um olhar, um toque no ombro, um gesto. Quem não se sente bem em ser elogiado!?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com