TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha E Resumo

Pesquisas Acadêmicas: Resenha E Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  848 Visualizações

Página 1 de 2

As funções da resenha e do resumo na produção científica

O resumo é um texto que sintetiza o conteúdo de um livro ou documeto ,abordando as idéias principais em uma quantidade resuzida ou documento ,abordando as ideias principais em uma quantidade reduzida de palavras.

a maioria dos tipos de resumos sao elaborados de forma que não seja necessária a consulta do livro ou documento completo para determinar se o assunto é relavente ou não para o leitor .

os tipos de resumo se subdividem em :

resumo crítico é aquele que também é chamado de resenha

resumo indicativo é aquele que apenas indica os pontos principais do livro ou documento,sem prolongar ou discorrer sobre estes pontos.não mostra dados qualitativos ou quantitativos,sendoassim sempre que necessário deve-se consultar e averiguar o texto original, do qual foi extraíd o resumo.

resumo informativo é aquele que aborda as finalidades,metodologia,resultados e consultar o texto original,do qual foi extraído o resumo .

A resenha é a elaboracao de um texto, a partir de um livro ou documento,em que pode ser realizada uma comparação de seu assunto ou uma avaliação crítica.

a resenha éproduzida para mostrar a opinião crítica do autor sobre os livros e/ou documetos já lidos .além disso, ajuda a guiar o leitor sobre determinado assunto,assim como, o arquivamento para posterior consulta. desenvolve a prática da leitura e escrita de plena e com certa liberdade.apesar de ser um texto opinativo evita-se o uso da primeira pessoa do singular na sua elaboração.

os tipos de resenha se subdividem em :

resenha resumo é aquele que apenas descreve o livro ou documento sem apresentar nenhuma crítica ou julgamento.sua apresentação é de apenas um texto imformativo. pode ser elaborada também com o intuito de trazer informações sobre espetáculos,shows,filmes,amostras exposiçoes,blos websites etc .

Resenha crítica é aquela que trata so assunto e pontos principais do livro ou documento ,com uma crítica apontando seus aspectos positivos e negativos.Apresenta aspectos semelhantes ao do resumo,porem com a opinião pessoal do autor embutida apenas uma determinada edição pessoal do autor embutida do livro em cada aspecto principal do livro ou documento analisado.Quando analisa apenas uma determinada edição, de livro ou documento,entre varias é denominada recensão.

Resenha temática é aquela que apresenta uma crítica de vários livros ou documentos que tenham determinado tema ,ou seja , o assunto em comum.

Fonte : http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/16228/?sequence=10

acessado dia 08/09/2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com