TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha/Resumo

Trabalho Escolar: Resenha/Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  3.078 Palavras (13 Páginas)  •  3.527 Visualizações

Página 1 de 13

ESP. EM TECNOLOGIAS DIGITAIS E NOVAS EDUCAÇÕES

PROFa.

ALUNO:

Atividade 1

1. Qual dos dois textos você avalia que é uma resenha?

Resposta: O primeiro.

2. Escolha um dos textos que você considerou como sendo resenha e sublinhe as partes que contêm o resumo do objeto resenhado e as que contêm comentários ou avaliações sobre ele.

Geografia das Metrópoles.

27 textos de geógrafos, arquitetos e antropólogos

Metrópole paulista

Metropolização

Gestão da região metropolitana

3. Que características mínimas o texto escolhido apresenta para que você possa identificá-lo como uma resenha?

Analisei como sendo uma Resenha Descritiva, pois trata-se de um resumo de livro técnico, também chamada de resenha técnica ou cientifica.

Descrição da obra de maneira sucinta.

O livro resenhado.

Atividade 2

Sendo assim, os aspectos relevantes são a descrição da obra resenhada e os comentários do produtor da resenha sobre a obra resenhada.

1. Qual será o papel social desta resenha?

Mostrar que o livro de Álvaro Marchesi, que trata em teor dos problemas da aprendizagem sob várias óticas, efetivamente apresenta uma perspectiva de enfrentamento do fracasso escolar.

2. Quem será o(s) destinatário(s) real(is) da resenha?

Educadores, pais e afins.

3. Você acha que o resenhista conhece a obra resenhada? Por quê? Cite fragmentos da resenha que comprovam sua resposta.

Sim. Quando diz que o autor descreve diferentes funções cognitivas que os alunos precisam desenvolver para aprender bem.

4. Qual foi o objetivo da resenha?

Apresentar o livro de Álvaro Marcheci como sendo uma referência para leitura de como trabalhar junto ao educando evitando o fracasso escolar, tratando dos problemas de aprendizagem.

5. Qual será o objetivo do(s) destinatário(s) ao ler a resenha?

Encontrar referências relevantes do conteúdo tratado pelo resenhista.

Atividade 3

1. Qual o autor da resenha?

Sérgio de Castro Pinto

2. Qual a data da publicação?

10 04 2007

3. Levante hipóteses e, com base nas informações da resenha, indique para que tipo de leitor esta resenha foi escrita (jovens, crianças, adultos, que profissional)

A informação dada pela resenha nos indica que é algo voltado para adultos e profissionais da área de literatura, por exemplo.

4. Em que veículo circulou a resenha?

Jornal.

5. Qual o objetivo do resenhista com esta escrita?

Apresentar a poesia do poeta Hidelberto.

6. Qual o autor da obra resenhada?

Hidelberto Barbosa Filho.

7. Que apreciação você faz da resenha lida? Você se sente interessado(a) em ler a obra? Por quê?

O resenhista procurou chamar a atenção para sentido da obra do resenhado, no sentido de que a leitura desta obra será algo que requer uma maior apuração no entendimento.

Atividade 4

Vejamos então se você identifica na resenha que você leu há pouco, esses aspectos (descrição e comentário).

1. Aspectos descritivos: É um poema que está em todo lugar, a exemplo do cais do porto. Poemas com o dom da ubiquidade; uso da linguagem, menos lirismo.

2. Comentários: a poesia alia o ofício da vida ao ofício do verbo; lirismo dos mais puros, doa mais pungentes, elaborado a partir da linguagem e das ideias.

Atividade 5

1. Releia a resenha da atividade 2, de Beatriz Vargas Dorneles e responda: Você considera que a autora contextualizou a obra, mostrando sua relevância. Apresente fragmentos da resenha que comprovam sua resposta.

Sim. Ela apresenta a obra como “Suas reflexões são baseada em autores contemporâneos de diferentes áreas, que servem como suporte para ideia central do livro: considerando a multidimensionalidade do fenômeno, é preciso encontrar soluções multifacetadas.

2. Você acha que a autora apresentou a avaliação do livro resenhado? E você, concorda com essa apreciação, considerando o conhecimento da obra por meio da leitura da resenha?

Sim. Pois ela afirma que o autor apresenta uma radiografia do fracasso escolar, com todas as suas nuances, mas também possibilidades de enfrentamento do problema em toda a sua complexidade, o que torna único o tratamento do tema. Dentro da perspectiva da resenha há de se verificar que a mesma apresentou objetivamente o que há de se obter quando da leitura do livro, por isso eu acompanho a resenhista nesta avaliação.

3. Que apreciação você faz do tema da obra resenhada? Teça comentários, apresentando sua opinião sobre a temática da resenha?

Acredito que a obra venha ser de grande relevância para identificação do fracasso escolar, tendo soluções que podem ser adotadas, pois o autor apresenta políticas diretivas para enfrentar o fracasso escolar.

4. Identifique na resenha a opinião da resenhista sobre a obra. Será que a resenhista foi fiel à obra? Levante hipóteses e justifique sua resposta.

Acredito que sim, pois a resenhista expõe sempre mencionando o autor, como no exemplo de: “O autor insiste na ideia de que, considerando que este é um fenômeno multidimensional, somente políticas de intervenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com