TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Resumo

Monografias: Resenha Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO (Criança a Alma do Negócio)

O filme foi dirigido por Estela Renner e aborda o consumismo na infância da sociedade brasileira.

Há declarações de crianças e seus pais acerca do assunto e informações de profissionais de todas as áreas do conhecimento humano: Pedagogia, Sociologia, Psicologia, Direito, Nutrição e Jornalismo. Os profissionais nos alerta sobre a publicidade direcionada para a criança e nos mostram de que forma isso acontece e quais as conseqüências desse capricho.

O filme é muito relevante porque nos mostra crianças que desde cedo conhecem todas as marcas de roupas, sapatos, brinquedos, perfumaria, maquiagem, celulares e fast food e desconhecem vegetais como: batata, abobrinha, berinjela e outros.

O documentário nos informa como os valores das crianças estão distorcidos. E que desde cedo elas são bombardeadas pela publicidade, principalmente da tv que é o meio de comunicação mais rápido, e ainda que a criança brasileira é a que passa mais tempo em frente a tv. A publicidade promete inserir a criança numa existência social, num mundo simbólico de valor e melhor que alegrará a criança.

Verificamos que a sexualidade da criança é despertada precocemente, tornando-a adulta antes do tempo; que a maioria das crianças preferem ir ao shopping a brincar com outras crianças.

As mães declararam que seus filhos são extremamente consumistas e que os brinquedos são apenas supérfluos que não servem para a criança brincar, e sim para ostentar o seu desejo de compra, pelo simples prazer de ter, de possuir. A ostentação chega a tal ponto que para a criança ser aceita em um determinado grupo é necessário que ela esteja usando os objetos da moda, esse seria seu passaporte para pertencer aquele grupo.

Há casos de crianças que tem três festas de aniversário no mesmo dia, competindo sempre com o colega. Incutindo assim, que aquele quem tem, é que é o melhor e o mais importante na sociedade.

Desta forma, são muitos os questionamentos que são discutidos no documentário e que nos leva a refletir sobre o consumismo desenfreado na infância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com