TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre O Estado Empreendedor

Por:   •  11/1/2017  •  Resenha  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha sobre O Estado Empreendedor

        Este livro é uma ótima leitura para entendermos de que maneira o Estado participa na economia dos países e o porquê da importância do mesmo ser ativo nesta área. O autor demonstra fatos importantes, com dados e fatos reais, em que investimentos de risco do Estado foram benéficos para a economia.

        Diferente do que grande parte das pessoas costumam pensar, o Estado não aparece só para “tapar” crises. Segundo o autor, na área de tecnologia e energia verde, o Estado assumiu riscos, mesmo estando em uma época de crise econômica.

Os investimentos do Estado visão o futuro, não um retorno imediato do que foi investido. Como o autor cita o grande retorno de 21,2% que o banco BNDES teve em 2010 graças a investimentos audaciosos, enquanto o banco BIRD sequer teve retorno positivo (-2,2%).

        O autor ressalta um ponto importante, o ponto que nem todos os investimentos que o Estado faz dão certo. Mas, correr esses riscos são necessários para inovar. Os seguintes investimentos como o GPS, touchscreen, internet, entre outros, não receberam investimentos de capitalistas, mas sim do Estado que decidiu enfrentar os riscos, e acabou tendo um ótimo retorno e auxiliou na evolução desses setores. Isto demonstra que, se o Estado não participasse de maneira ativa na economia, grandes inovações não ocorreriam por “medo” de não se obter um retorno positivo do investimento feito.

         Outro ponto importante que o autor menciona é o fato do Estado trabalhar de forma cooperativa com o setor privado, diminuindo os riscos que o mesmo possa vir a enfrentar. Mas também, caso o Estado não seja confiante, o mesmo pode acabar submisso de interesses privados.

        Com base nesses argumentos, o autor procura mostrar a verdadeira participação do Estado na economia, e defender que o mesmo continue participando de forma ativa na área econômica do país.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com