TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre SUS, Política pública De Estado: Seu Desenvolvimento Instituído E Instituinte E A Busca De Saídas

Artigos Científicos: Resenha Sobre SUS, Política pública De Estado: Seu Desenvolvimento Instituído E Instituinte E A Busca De Saídas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  221 Palavras (1 Páginas)  •  1.369 Visualizações

Nelson Rodrigues dos Santos professor aposentado da UNICAMP e membro do IDISA,médico sanitarista.

doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1967) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual de Campinas e cedido ao Ministerio da Saúde pela UNICAMP doMinistério da Saúde. Atuando principalmente nos seguintes temas: Medicina Preventiva, Epidemiologia, Esquistossomose mansoni.

No texto podemos ver a importância do movimento da reforma sanitária e do movimento municipal de saúde nos anos 70 e 80, sua força social, política. Podemos constatar que a implementação das diretrizes constitucionais, regulamentadas em 1.990 pelas Leis 8080/90 e 8142/90, sofre pela ação de quatro obstáculos impostos pela política de Estado a todos os governos: subfinanciamento federal, subsídios federais ao mercado de planos privados de saúde, resistência à reforma da estrutura gerencial estatal da prestação de serviços e, entrega do gerenciamento de estabelecimentos públicos a entes privados. O SUS incluiu no sistema público de saúde metade da população antes excluída, mas estes obstáculos mantêm a cobertura da atenção básica focalizada abaixo da linha de pobreza e com baixa resolutividade. Conclui que a real política de Estado para a saúde nesses 22 anos vem priorizando a criação e a expansão do mercado dos planos privados de saúde para os direitos do consumidor, e secundarizando a efetivação das diretrizes constitucionais para os direitos humanos de cidadania.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com