TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resolução de Problemas, Método de Polya, Criatividade

Por:   •  6/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

Planejando a resolução de problemas matemáticos

Participantes:

Bruna Herzer

Breno Loreno

Palavras Chaves:

Resolução de problemas, método de polya, criatividade.

Resumo Conclusivo:

Quando se fala em resolver um problema matemático, várias palavras veem em mente: equacionar (transformá-lo em forma de linguagem matemática), problematizar (dar forma de problema a algo) e problemática (arte de colocar o problema em um papel). Ao receber um problema matemático em forma de narrativa, a primeira preocupação é equacionar o problema e como problematizar é umas das ideias fundamentais da matemática, cabe ao professor suportar o aluno quando perceber que o mesmo está transformando a narrativa em um problema.

Quando um problema é problematizado, surge a instinto de otimizar, ou seja estudar a melhor forma de resolvê-lo. Aqui é possível abrir um leque de opções de resolução, por exemplo, geometria, álgebra linear, estatísticas ou cálculos diferenciais. Uma forma de ensino adequada faz com que o aluno não fique engessado, conseguindo assim escolher um melhor assunto dentro da matemática quem atendam aos requisitos da otimização escolhidos por ele para resolver qualquer problema matemático.

Segundo estudos do Centro Universitário do Sul de Minas, os professores não se dão conta que estão engessando, mecanizando os alunos. Isso ocorre quando os mesmos passam a ajudar o aluno a memorizar uma ideia, um processo ou uma metodologia através de listas de exercícios. Os professores ficam focados em ferramentas orientativas fornecidas pela escola e/ou governo e deixam de criar uma aula diferente focada em problemas do dia-a-dia e uso de diversas aplicações de ferramentas matemáticas.

Como exemplo, pode-se criar uma situação real aos alunos, conforme abaixo:

- Uma parede da cozinha da nossa escola precisa ser reformada.

A ideia é o professor levar os alunos na cozinha da escola e medir a parede que precisa de reforma juntos. Esse é uma situação real no dia-a-dia de várias famílias. Através das medições, os alunos conseguiram a seguinte informação.

- A parede possui 3m de altura e 4m de largura, nesta mesma parede possui uma janela de altura 0,8m e largura 1,2m. O azulejo fornecido para a reforma possui 20cm de altura e 20cm de largura.

A pergunta que precisa ser respondida é: Quantos azulejos serão utilizados nesta reforma? A resolução desse problemas pode ser verificada na figura1:

[pic 1]

Figura 1: Solução do problema aplicado na reforma de uma parede da cozinha da escola.

Para a resolução desse problema matemática aplicado a reforma de um parede da cozinha da escola, foi ensinado o Metódo de Polya.

Resolver problemas requer criatividade, por isso etapas para resolver os problemas matemáticos foram criadas, segundo o matemático George Polya. Segundo Polya, a resolução de problemas matemáticos se divide conforme figura 2:

[pic 2]

Figura 2: Método de Polya, aplicado na resolução de problemas.

Na indústria, um conceito bem parecido é aplicado quando se deseja fazer uma melhoria afim de resolver um problema, seja ele de qualidade, processos e outros. Esse conceito é conhecido como PCDA (plan, do, check e act), em português, planejamento, Fazer, Checar e Agir.

Conclui-se então nos dias atuais o ensino da resolução de problemas matemáticos são encarados como uma forma de fazer o aluno memorizar um assunto ou outro no mundo da matemática, o que ajuda no processo de mecanização do aluno na resolução de um problema narrativo. Os alunos não conseguem aplicar opções distintas do uso das ferramentas matemáticas devido ao engessamento no processo de ensino, a criatividade passa a ser segundo plano, isso reflete em alunos inteligentes e não treinados para outras situações. Cabe ao professor pensar fora da caixa e criar aulas voltadas para o uso da criatividade, situação do dia-a-dia e principalmente estimulando o aprendizado da matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (333.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com