TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise Ambiental Baseada No Artigo De Elimar Pinheiro

Ensaios: Crise Ambiental Baseada No Artigo De Elimar Pinheiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  310 Palavras (2 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 2

1: Bem, baseando-se no artigo de Elimar Pinheiro podemos visualizar que ele compreende cinco dimensões para a “sustentabilidade”. Que são elas: A ambiental, econômica, social, poder e por fim a política. A ambiental compreeende na compatibilidade do modelo de produção e cosumo com a base material em que se assenta a economia. A segunda dimensão, a econômica, defende a ampliação da desmaterialização da economia, através do processo de inovação contínua da tecnologia para que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia. A dimensão social, mantém uma visão de tentar implantar a justiça social, ou seja, erradicar a pobreza e definir o padrão de desigualdade aceitável delimintando limites mínimos e máximos de acesso a bens materiais. A do poder mostra como se mudar os padrões de produção e consumo fosse algo alheio às estruturas e decisões políticas. Para finalizar a dimenssão política sustenta a ideia de que a política não fosse necessária no processo de mudanças, ou seja, as contradições e conflitos não fossem mas existentes em nossa sociedade.

2: No artigo de Elimar Pinheiro, ele estabeleceu consenso em três dimensões da sustentabilidade, a econômica, ambiental e social.

3: Segundo o texto de Elimar Pinheiro: Se basiando na questão da sustentabilidade que coloca no centro das suas discussões interesses de natureza geral e não aqueles específicos de grupos ou classes sociais, nos remete a traduzir a questão da crise ambiental com sendo a vida ou a morte da humanidade. O problema advindo da crise ambiental não é de que o planeta e/ou a vida estejam ameaçados de extinção em curto ou médio prazo. No texto ele afirma que não somos capazes de destruir o planeta ou a vida nele existente. A questão é, se as próximas gerações terão condições de viver com uma qualidade de vida pelo menos próxima à que almejamos para todos atualmente, e que muitos já a têm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com