TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo A Leitura Do Dia A Dia

Casos: Resumo A Leitura Do Dia A Dia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  1.257 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO CAPÍTULO 4 – A LEITURA NO DIA A DIA

O que é interpretação de textos

As variedades de textos são imensas, variados gostos, mas como interpretá-los é que nos leva a refletir diante do conteúdo apresentado. E para muitos interpretar textos é apenas ler e entender, mas vai muito mais além do que meramente ler e tirar suas próprias conclusões. Como está descrito no capítulo, não é verdade que “cada um tem uma interpretação”, esta interpretação só será válida se o leitor conseguir justificar, com elementos do texto porque chegou a tal entendimento. E nota-se que se cada um tivesse sua própria interpretação, não precisaria haver estudos de como interpretar um texto, poderia simplesmente ser dispensado este estudo.

Para que se possa ter uma boa interpretação, com coerência e clareza, precisa está sempre atento a leitura que é um processo de localizar as pistas e sinalizações deixadas no texto pelo autor e atribuí-lhes significado e o leitor durante este processo executa certas estratégias de leitura e não se dá conta disto, pois contribui para tornar mais eficiente.

Portanto num texto, cada uma das partes está combinada com as outras, criando um todo que não é mero resultado da soma das partes, mas da sua articulação. Assim, a apreensão do significado global resulta de várias leituras acompanhadas de várias hipóteses interpretativas, levantadas a partir da compreensão de dados e informações inscritos no texto lido e do nosso conhecimento do mundo.

Estratégias de Leitura

“O ensino de estratégias de compreensão contribui para dotar os alunos dos recursos necessários para aprender a aprender.” (p.72). Leitura é “um processo mediante o qual se compreende a linguagem escrita (...). Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias e experiências prévias (...)” (p.23). Segundo Solé, para uma pessoa se envolver em qualquer atividade de leitura, é necessário que ela sinta que é capaz de ler, de compreender o texto, tanto de forma autônoma, como apoiada em leitores mais experientes. Enfatiza-se a leitura de verdade, “aquela que realizamos os leitores experientes e que nos motiva, é a leitura que na qual nós mesmos mandamos: relendo, parando para saboreá-la ou para refletir”. (p.43) Aborda-se ainda o ensino e aprendizagem inicial da leitura, levando-se em conta que aprender a ler não é muito diferente de aprender outros procedimentos e conceitos. Em geral os textos fornecem a “matéria-prima” para que se produza os resumos, resenhas e monografias e quando definimos qual tipo de matéria-prima queremos, ficará bem mais fácil compreender as informações, vejamos:

Seleção: É possível, muitas vezes, antecipar ou prever o conteúdo de um texto, através do título, de um subtítulo, gráfico ou figura incluída. O título, quando bem escolhido, identifica o assunto do texto e quando se está neste processo de seleção o leitor lança mão de duas estratégias, como:

Scanning: uma habilidade que ajuda o leitor a obter informação de um texto sem ler cada palavra. É uma rápida visualização do texto como um scanner faz quando, rapidamente, lê a informação contida naquele espaço. Scanning envolve mover os olhos de cima para baixo na página, procurando palavras chaves, frases especificas ou idéias.

Skimming: permite ao leitor identificar rapidamente a idéia principal ou o sentido geral do texto. O uso do skimming é freqüente quando a pessoa tem muito material para ler em pouco tempo. Geralmente a leitura no skimming é realizada com a velocidade de três a quatro vezes maiores que a leitura normal. Diferentemente do scanning, skimming é mais abrangente; exige conhecimento de organização de texto, a percepção de dicas de vocabulário, habilidade para inferir idéias e outras habilidades de leitura mais avançadas.

Antecipação: tornam possível prever o que ainda esta por vir. Com base em informações explicitas e em suposições. Se a linguagem não for muito rebuscada e o conteúdo não for muito novo. Nem muito difícil. E possível eliminar letras em cada uma das palavras escritas em um texto. E até mesmo uma palavra a cada cinco outras. Sem que a falta de informações prejudique a compreensão. Além de letras, silabas e palavras. Antecipamos significados. O gênero, o autor, o título e muitos outros índices nos informam o que é possível que encontremos em um texto. Assim, se formos ler uma história de Monteiro Lobato chamada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com