TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo da Leitura do Capítulo 2 – Pesquisa Bibliográficas e Resumo

Por:   •  11/5/2016  •  Bibliografia  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 4

Nome:                                                                                             RA                       Turma              
Matéria : Metodologia Cientifica

Resumo da Leitura do Capítulo 2 – Pesquisa Bibliográficas e Resumo

     Conforme descrito no Capítulo 2, do livro Fundamentos de Metodologia Cientifica por Lakatos e Marconi, a pesquisa Bibliográficas deve se iniciar levando em consideração oito fases distintas:
    A escolha do tema; O tema é o conteúdo que deseja desenvolver  e no que diz respeito a fatores internos e externos, de forma que internos  deve optar pelo assunto que conciliar com as preferências e tendências que pretende para elaborar um trabalho, também deve optar por um tema que tenha relação com suas capacidades pessoais, sendo assim o tema deve ter como objetivo um assunto que valha a pena ser estudado e desenvolvido cientificamente tendo condições para ser executado. Fatores externos  é preciso que tenha tempo disponível  para que seja possível realizar a pesquisa total e detalhada, deve se ter certeza que há um número representativo suficiente para haja um estudo global. É de grande importância ter a possibilidade de consultar especialistas da área,  para que tenha uma orientação correta do assunto pesquisado e desenvolvido.         
  Elaboração do plano de trabalho; Deve ser levado em consideração para elaborar o plano de trabalho, Introdução; que significa a definição clara do assunto, sua importância e justificativa para o desenvolvimento do tema. Desenvolvimento; sugere que seja feita a demonstração da idéia a ser apresentadas, tendo três fases: Explicação, Discussão, Demonstração. Tendo por uma finalização a Conclusão, que indica um resumo mais completo e de forma mais simples, colocando em destaque.
Identificação; quando há busca por assuntos relacionados ao tema escolhido, é recomendável que realize as busca em catálogos que indiquem o mesmo tema e faça a busca em livros, editoriais, artigos, fazendo a consulta nas bibliografias dos livros utilizados para que sejam confrontados com as informações e assuntos mencionado nos mesmos.
   Localização; Tendo encontrado o conteúdo bibliográfico é necessário verificar os endereços das bibliotecas publicas e faculdades publicas e privadas, para a realização das pesquisas conteúdos. No Brasil existe o Catálogo Coletivo Nacional, localizado no Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação, onde é possível realizar consultas referentes a trabalhos e teses levantadas do tema que realizara a execução do desenvolvimento.
  Compilação; É recomendável que verifique a pesquisa realizada em todo conteúdo reunido em livros, artigos e arquivos mimeografados, de modo que seja feito cópias em Xerox ou até mesmo scaners.  
   Fichamento; Trata-se da
relação crítica ou opinadas dos principais assuntos desenvolvidas  em um determinado conteúdo, é necessário ter muita cautela neste fichamaento para que haja ordenação correta e assim obter o melhor resultado.
  Análise e Interpretação; análise critica do assunto, verificando a autenticidade do conteúdo apresentado para que todas as idéias de interpretação seja alcançadas, é necessário tem uma clara certeza do que está se tratando, pois, com base na pesquisa e desenvolvimento bibliográfico é formado a opinião e desenvolvimento do tema.
   Redação; Está fase é variável levando em consideração o tema, possibilitando ser uma monografia, tese ou uma dissertação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com