TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De Leitura E Resumo

Trabalho Escolar: Resenha De Leitura E Resumo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 3

Bibliografia:

FIORIN, José Luiz, SAVIOLI , Francisco Platão. Para entender o texto – Leitura e Redação. Editora Ática, São Paulo, 2003.

Os autores:

José Luiz Fiorin (20/02/1942) é um renomado professor linguista brasileiro. É um dos grandes especialistas brasileiros em Pragmática, Semiótica, e Análise do Discurso, obtendo centenas de publicações nessas áreas. É graduado em Letras (1970), mestrado e graduado em Linguística (1980/1983), fez pós-doutorado na França em Ciências Sociais. Atualmente é Professor associado do Departamento de Linguística da FFLCH da Universidade de São Paulo.

Francisco Platão Savioli é Professor Doutor do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É professor e coordenador do Curso de Gramática, Interpretação de texto do Anglo Vestibular.

Resenha:

Um bom leitor deve ter capacidade de entender e juntar os temas que vão aparecendo em meio ao texto, formando um conjunto, ou seja, globalizando. Todo texto tem que ter coerência, da mesma forma que figuras geralmente aparecem em livros infantis, nossa leitura engloba desde texto a imagens, tudo passa por uma leitura e interpretação pessoal.

Uma forma mais ampla de fazer um leitor pensar e interpretar são com figuras e temas que pertencem ao léxico, que se baseia na forma de vocabulário de cada grupo, o exemplo disso são figuras de regiões, gírias ou formas diferentes de falar.

Figuras são recursos utilizados para tornar mais expressivas as informações transmitidas, como por exemplo, Paris geralmente definida como a Cidade Luz, enquanto temas são mais abstratos que as figuras, pois eles interpretam e transmitem os fatos. Para elaborar um encadeamento de temas e figuras, através de texto temático, é preciso que os Temas e as Figuras relacionem entre si, de uma forma concisa para que seja possível atingir o objetivo desejado.

A Leitura e Redação são dois tópicos importantes para conseguir compreender um texto e expressar suas ideias, uma vez que contam com formas linguísticas geralmente utilizadas tanto na parte escrita quanto na parte do cotiado da sociedade.

Ao fazer a leitura de um texto podemos rapidamente interpretá-lo de uma forma direta e clara, porém num segundo momento é possível perceber que aquele texto não possui somente aquele significado que acabamos de compreender. Existe um contexto onde o autor propositalmente ou mesmo sem a intenção passa outra mensagem, como a frase, “Eu não tinha estas mãos sem forças”, estamos falando do presente (explicitamente), podemos imaginar como “Eu tinha as mãos com energia”, nos levando ao passado (implicitamente), ou seja, existem várias possibilidades de leitura de um texto.

Os signos linguísticos são divididos em dois elementos, a primeiro é o significante, que é a parte perceptível, representado por letras, imagens, sons, enfim, um meio, ou uma combinação que faça-nos chegar a um conceito final, sendo esse o segundo elemento dos signos linguístico, denominada significado, que é a parte inteligível. Por exemplo, uma sílaba separada (significante), com a união adequada com outras sílabas é possível definir uma palavra, ou um conceito final, o significado, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com