TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revolução Industrial

Artigos Científicos: Revolução Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  228 Visualizações

Surgimento da teoria administrativa a partir da Revolução Industrial

Tudo começou a partir de uma Revolução Urbana, na qual existiu o crescimento e o avanço da cidades, provocando rápidas e profundas mudanças na ordem econômica.

Os Sumérios vendo uma oportunidade de crescimento formaram a “sociedade de irrigação”, que era constituída de comunidades auto-suficientes.

Na época, os chamados “bandos”, que se dividiam em grupo para realizar alguma tarefa, viu-se a necessidade de aperfeiçoar recursos e atingir objetivos.

Quem comandava eram os reis- sacerdotes, eles ditavam as regras para que assim o processo fosse mais rápido. Mandaram construir templos que mais tarde se tornariam centros de administração.

Para controle de entradas e saídas, dos recursos usados e como uma forma de administração era usada tábuas de argila, onde ficavam registradas todas as “contas” do Estado.

Existia um grande exército especializado que fazia a defesa de seus territórios.

Com o passar dos anos os sumérios haviam entrado em decadência e foram dominados pela babilônia, que passaram a dominar a mesopotâmia. Estes foram os pioneiros na instalação de um sistema de incentivo salarial.

Mais tarde, começou na Grécia, um período que influenciou diretamente modelo de administração das organizações.

Os Gregos lutavam pela democracia, igualdade de todos perante a lei e ética na administração pública; esses foram alguns dos interesses dos cidadãos.

Diante disso o legislador Solon orientou o povo pelo princípio da igualdade de todos e procurou fazer o povo governar a si próprio, surgindo assim os executivos que eram eleitos por uma assembléia realizada pelo povo grego.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com