TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romance Romântico no Brasil

Por:   •  16/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO.................................................................................................3

2  CONTEXTO HISTÓRICO................................................................................4

3  PERIODO DE DURAÇÃO E INFLUÊNCIAS..................................................4

4  PRINCIPAIS AUTORES E OBRAS................................................................4

5  CARACTERISTICAS.......................................................................................5

6  CONCLUSÃO..................................................................................................6

7  REFERÊNCIAS...............................................................................................7

Introdução

Este trabalho de como objetivo aprofundar nosso conhecimento em uma parte importante da literatura, que é o Romance Romântico. Para isso temos que comentar sobre o contexto histórico, período de duração, influências, principais obras e autores, e suas características. As informações foram encontradas em sites disponíveis na internet.

Sendo este trabalho uma exigência da disciplina de Literatura, lecionada pela professora Cristiane.

Contexto Histórico

O romance se tornou conhecido no Brasil por meio de folhetins, que eram publicações diárias publicadas em jornais, que eram capítulos de uma obra com o desenrolar lento. O romance dos folhetins estruturou-se para que os leitores se identificassem com os personagens. Várias características dos folhetins podem ser comparadas as novelas atuais.

O autor ao escrevê-los eram submetidos a exigência dos leitores, tanto que o francês Eugene Sue ressuscitou um de seus personagens, pois o público não havia se conformado com sua morte.

Na época, os leitores dos folhetins eram em maior parte composto por mulheres e jovens, pelas mensagens libertadoras e sentimentais, acatavam como luva as necessidades desse público, que vivia em uma sociedade com regras intolerantes sobre uma economia culturalmente arcaica.

Período de Duração e Influências

O Romance Romântico tenta responder as exigências de seu público do fim do século XVIII até o início e início do século XIX.

No Brasil, ele se influência pelo fim dos ditames coloniais. Até a primeira metade do século XIX, o brasileiro era extremamente da cultura que era ditada por Portugal.

O estilo surgiu do amadurecimento do sentimento nativista que impõe o descobrimento de uma literatura relacionada com a nova realidade. E então, a partir de 1822, com a euforia da Independência, surge a criação de uma cultura genuinamente nacional.

Principais Autores e Obras

  • Joaquim Manuel de Macedo

É o fundador do romance brasileiro, com A Moreninha. Praticamente todas as histórias se passam no Rio de Janeiro e os personagens encontram obstáculos no caminho do amor.

Em seus romances, a classe social que mais se favorecia era a média, destacando os jovens. Tratava-se de uma linguagem simples, narrativa leve e histórias de amor e mistério. Dentre os principais romances estão: A moreninha Memórias do sobrinho de meu tioA luneta mágica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (744.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com