TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo - Literatura

Trabalho Escolar: Romantismo - Literatura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 5

DICIONÁRIO

ROMANTISMO - Foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores.

FOLHETIM - Seção de um periódico que ordinariamente ocupa a parte inferior da página e é destinada a artigos de crítica, fragmentos de romance, revista de acontecimentos, de teatros etc., e em geral a artigos de literatura amena.

GERAÇÕES POÉTICAS - É a divisão do romantismo.

1ª GERAÇÃO POÉTICA - As características centrais do romantismo viriam a ser o lirismo, o subjetivismo, o sonho de um lado, o exagero, a busca pelo exótico e pelo inóspito de outro. Também destacam-se o nacionalismo, presente da coletânea de textos e documentos de caráter fundacional e que remetam para o nascimento de uma nação, fato atribuído à época medieval, a idealização do mundo e da mulher e a depressão por essa mesma idealização não se materializar, assim como a fuga da realidade e o escapismo. A mulher era uma musa, ela era amada e desejada mas não era tocada.

2ª GERAÇÃO POÉTICA - Eventualmente também serão notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo. A mulher era alcançada mas a felicidade não era atingida.

3ª GERAÇÃO POÉTICA - Seria a fase de transição para outra corrente literária, o realismo, a qual denuncia os vícios e males da sociedade, mesmo que o faça de forma enfatizada e irónica, com o intuito de pôr a descoberto realidades desconhecidas que revelam fragilidades. A mulher era idealizada e acessível.

JOSÉ DE ALENCAR – É o fundador do romance nacional e o maior prosador do Romantismo Brasileiro.

GONÇALVES DIAS – Foi um poeta e teatrólogo brasileiro. É lembrado como o grande poeta indianista da geração romântica. Deu romantismo ao tema índio e uma feição nacional à sua literatura.

CASIMIRO DE ABREU – É o autor de alguns dos versos mais conhecidos da literatura Brasileira. Sua poesia tornou-se muito popular durante muitas décadas, devido à linguagem simples, delicada e cativante, e aos temas comuns do lirismo romântico: o amor impossível e platônico, o conflito entre o desejo e a pureza, a depressão e a morte. Também está presente em sua obra a exaltação ao sentimento patriótico e às glórias da independência. Apesar da popularidade, porém, a crítica literária considera - com razão - sua obra estereotipada e superficial.

CASTRO ALVES - Considerado um dos mais brilhantes poetas românticos brasileiros, é chamado de "cantor dos escravos" pelo seu entusiasmo diante das grandes causas da liberdade e da justiça - a Independência na Bahia, a insurreição dos negros de Palmares, o papel da imprensa, e acima de tudo isso a luta contra a escravidão.

CONDOREIRISMO - é uma parte de uma escola literária da poesia brasileira, a terceira fase romântica, marcada pela temática social e a defesa de ideias igualitárias.

MAL DO SÉCULO – O apego a bebida, ao vício, atração pela noite e pela morte.

INDIANISMO - É o medievalismo "adaptado" ao Brasil. Como os brasileiros não tinham um cavaleiro para idealizar, os escritores adotaram o índio como o ícone para a origem nacional e o colocam como um herói. O indianismo resgatava o ideal do "bom selvagem, segundo o qual a sociedade corrompe o homem e o homem perfeito seria o índio, que não tinha nenhum contato com a sociedade europeia.

COR LOCAL - A cor local tem compromisso com o real, aquilo que é verossímil íntegro. A cor local pode estar presente na construção de cada personagem, aquilo que está fora do contexto ou foge das comparações históricas não é cor local, mas tudo que transparece a realidade e é caracteristicamente do local, assim como os atos e vivências de cada personagem.

INDIVIDUALISMO - Os românticos libertam-se da necessidade de seguir formas reais de intuito humano, abrindo espaço para a manifestação da individualidade, muitas vezes definida por emoções e sentimentos.

SUBJETIVISMO - O romancista trata dos assuntos de forma pessoal, de acordo com sua opinião sobre o mundo. O subjetivismo pode ser notado através do uso de verbos na primeira pessoa. Trata-se sempre de uma opinião parcelada, dada por um individuo que baseia sua perspectiva naquilo que as suas sensações captam. Com plena liberdade de criar, o artista romântico não se acanha em expor suas emoções pessoais, em fazer delas a temática sempre retomada em sua obra.

NATUREZA – No Romantismo, expressa aquilo que o eu-lírico está sentindo no momento narrado. A natureza pode estar presente desde as estações do ano, como formas de passagens, à tempestades, ou dias de muito sol. Diferentemente do Arcadismo, por exemplo, que a natureza é mera

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com