TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Da Defesa Omissao De Receitas

Casos: Roteiro Da Defesa Omissao De Receitas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  323 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

Roteiro da Defesa

Juntada de documentos nesta fase – demonstração da necessidade

A falta da escrituração implicará arbitramento da base de cálculo à razão de 20% da receita bruta do ano-calendário (Lei 9.250/1995, art. 18, § 2º)

Rendimentos das contas bancárias isoladas – Identificação dos depósitos

Não se está, propriamente, frente a um lançamento efetuado apenas com base em extratos de depósitos bancários, situação realmente inadmissível porquanto pode desprezar fatos relevantes, como a possível movimentação de recursos entre duas ou mais contas bancárias de um mesmo titular, fazendo com que uma mesma importância seja considerada mais de uma vez para fins de cômputo da disponibilidade financeira do titular.

Erro na capitulação

Redução da Multa] MULTA QUALIFICADA - OMISSÃO DE RENDIMENTOS EXTRAÍDA DE PRESUNÇÃO LEGAL - CLASSE DE DEPENDENTES NÃO AUTORIZADA PELA LEGISLAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA - MERA GLOSA - EVIDENTE INTUITO DE FRAUDE NÃO DEMONSTRADO - INSUBSISTÊNCIA DO EXASPERAMENTO DA MULTA DE OFÍCIO - Somente é justificável a exigência da multa qualificada prevista no artigo art. 44, II, da Lei n 9.430, de 1996, quando o contribuinte tenha procedido com evidente intuito de fraude, nos casos definidos nos artigos 71, 72 e 73 da Lei nº 4.502/64. O evidente intuito de fraude deverá ser minuciosamente justificado e comprovado nos autos. Nos termos do enunciado nº 14 da Súmula deste Primeiro Conselho, não há que se falar em qualificação da multa de ofício nas hipóteses de mera omissão de rendimentos, sem a devida comprovação do evidente intuito de fraude, notadamente quando a omissão de rendimentos é alicerçada em presunção legal. Nesta última hipótese, a relevância econômica e reiteração da conduta não autorizam o exasperamento da multa de ofício.

Na mesma linha acima expendida, quando o contribuinte não utilizou qualquer fraude para reduzir a base de cálculo do imposto devido, mas apenas incluiu na declaração de ajuste determinada classe de dependentes não autorizada pela legislação do imposto de renda, torna-se incabível a majoração da multa lançada.

Confisco

Defesa do crime de sonegação fiscal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com