TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 12

REDEFOR                                                                        UNESP

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO REDEFOR

UNESP

Universidade Estadual Paulista

Pro-Reitoria de Pós graduação

Instituto de Química

TEMA

Estudo do conteúdo de Ligações químicas em um livro didático

São Paulo

2012

TEMA

Estudo do conteúdo de Ligações químicas em um livro didático

ORIENTADORA

Professora Rosebelly Marques

São Paulo

2012

RESUMO

        

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO –..............................................................................................7

2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................................7

        

        2.1 – Introdução........................................................................................7

        2.2 – A Ligação Iônica..............................................................................8

        2.3 – A ligação Covalente.........................................................................9

        2.4 – A ligação metálica............................................................................9

        2.5 – O processo de comparação...........................................................10

        2.6 – Considerações finsis do autor........................................................10

        2.7 – Mapa conceitual.............................................................................11

3. CONCLUSÃO................................................................................................11

4. REFERÊNCIAS ............................................................................................13

  1. Introdução

O objetivo deste trabalho é analisar um manual escolar e a contribuição que ele apresenta no aprendizado do aluno e do professor. Esta análise se dará no campo conceitual, dando ênfase às diferentes teorias do tema de ligações químicas visando oportunizar uma discussão que implique em uma construção conceitual verdadeira por parte do educando e que esta construção permita que o mesmo seja capaz de interpretar os diferentes fenômenos existentes dentro do contexto estudado, auxiliando-o nas escolhas a serem vivenciadas ao longo de sua existência. É importante destacar também a história da química na construção deste conhecimento científico e os diferentes personagens que colaboraram para este ramo da ciência.

  1. Desenvolvimento - Análise da construção dos diferentes conceitos nos tópicos abordados.

O tema ligações químicas no ensino médio, apresentado pelo livro didático – capítulo 8, Ligações Químicas interatômicas, Peruzzo, Francisco Miragaia – Química na Abordagem do Cotidiano/Francisco Miragaia Peruzzo, Eduardo Leite do Canto, 4ª. Edição - São Paulo; Moderna, 2006.

  1. – Introdução. (1-Os três tipos de Ligações Químicas interatômicas; 2- Os gases nobres e a regra do octeto; 2.1- Os gases nobres; 2.2- A regra do octeto).

        Dentro do processo introdutório, o material analisado apresenta o conteúdo do capítulo fazendo três abordagens diferentes: alguns conteúdos importantes; sondagens de concepções prévias e texto introdutório ao capítulo.

        No tópico “Alguns conteúdos importantes”, são apresentados ao aluno os conteúdos Regra do octeto, Ligação iônica, ligação covalente, ligação metálica e principais propriedades das substâncias iônicas, das moléculas e das metálicas. No aspecto seguinte, sondagem, de forma geral acorre um direcionamento aos conteúdos abordados nos itens anteriores. O texto introdutório serve apenas para continuar o direcionamento, vinculado ao objetivo do autor.

        “Os três tipos de ligação química interatômica” coloca o comportamento de diferentes substâncias em função de suas propriedades logo após a definição de cada tipo de ligação, apresentando logo a seguir o mapa conceitual, relacionando o tipo de substância com o tipo de ligação química.

        “Os gases nobres e a regra do octeto”, é dogmática e é apresentada como um fator de estabilidade para os diferentes elementos químicos que não apresentam o octeto de estabilidade como os gases nobres.

        O texto analisado, em dado momento, diz que: “É importante analisar a eletrosfera dos gases nobres (tabela 2), uma vez que eles parecem ser a chave para entender a questão” (página 143).

        Desta forma, o que se percebe nesta análise inicial, que não é apresentada nenhuma situação problema. As propriedades das substâncias são apresentadas em tabelas não sendo fruto da experimentação do aluno e nem de sua observação e a regra do octeto é dogmática não se fazendo referência à questão energética envolvida no processo. Em relação a essa questão experimental para que a construção do conhecimento seja feita de forma eficaz, pode-se apresentar o material da secretaria do estado da educação no caderno do aluno volume três da segunda série, as propriedades dos elementos são apresentadas em um experimento que relaciona atividade de pesquisa com atividade experimental.

2.2–         A Ligação Iônica - A ligação iônica é abordada no item três do manual escolar. (3-Ligação iônica; 3.1- Tendência dos elementos a perder ou a receber elétrons; 3.2- Formação de íons e ligação iônica; 3.3- Escrevendo a fórmula de um composto iônico).

As ideias apresentadas pelo autor, confirmada pelo mapa conceitual colocado na página 145, não passa de uma construção linear e vertical. Cada grupo de elementos representativos, no mapa conceitual, já é apresentado com a valência de seus cátions e ânions. Em trabalho de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (159.3 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com