TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MUDANÇA ORGANIZACIONAL NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA

Ensaios: A MUDANÇA ORGANIZACIONAL NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Apesar das inúmeras dificuldades, a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) vem avançando em todo o país. Em particular, a descentralização das ações de saúde pode ser considerada bastante exitosa.

A transferência da responsabilidade pela oferta de serviços de saúde da União para estados e municípios não tem sido, no entanto, um processo simples. Entre outras coisas, tem exigido a readequação das estruturas de gestão do sistema de saúde nas três esferas de governo.

Após um período de ênfase na municipalização, mais recentemente, a discussão do papel do gestor estadual tem sido destacada. Na prática, uma série de iniciativas vem ocorrendo, no sentido de adequar as estruturas das secretarias estaduais às suas novas atribuições.

O presente trabalho objetiva, exatamente, discutir as mudanças organizacionais em curso no nível estadual, a partir do estudo de caso da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC).

Adota-se uma abordagem oriunda das teorias da organização, no intuito de compreender a mudança enquanto fenômeno complexo de múltiplas dimensões. O conceito de arquétipo é introduzido para operacionalizar uma perspectiva holística, que vê a organização como um conjunto de estruturas e sistemas de gestão articulados a um esquema interpretativo – idéias, crenças e valores.

Nesta perspectiva, a SES-SC é vista como desenhando uma trajetória entre o arquétipo da prestação de serviços e o das macro-funções. Com efeito, a análise das entrevistas com informantes-chaves revela que, se as estruturas da secretaria, na sua maior parte, ainda são coerentes com as funções de prestação de serviços de saúde, as idéias e os valores dominantes já são aqueles que afirmam que as suas atribuições estão relacionadas à formulação e condução de políticas, à regulação do sistema de saúde, à cooperação técnica junto aos municípios e à execução de ações de saúde em caráter suplementar.

Palavras–chave: arquétipo, visão holística, trajetória, mudança organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com