TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saberes Da Educação

Trabalho Universitário: Saberes Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  246 Visualizações

A importância da formação dos professores devem ser analisadas a partir da questão da prática pedagógica como ponto alto, opondo-se assim às abordagens que procuravam separar formação e prática cotidiana. Nossa realidade brasileira, porém de uma forma retraída, busca novos conceitos a partir da década de 1990, para assim compreender a prática pedagógica e os saberes pedagógicos e epistemológicos relativos ao conteúdo escolar a ser ensinado. Inicia-se então a busca de resgatar os valores do papel do professor, dando ênfase na importância de se pensar na formação que vai além da acadêmica, tanto profissional, quanto pessoal e organizacional.

As pesquisas sobre a formação de professores e os saberes docentes aparecem com marca da produção intelectual internacional, com o desenvolvimento de estudos que utilizam uma abordagem metodológica, que dá uma voz ativa ao professor, a partir da análise de trajetórias, histórias de vida etc. Com essa virada nas investigações passou a ter o professor como principal foco em estudos e debates, considerando o quanto o "modo de vida" pessoal acaba por interferir no profissional.

Com os diferentes aspectos: individual e profissional passou-se a estudar a constituição do trabalho pedagógico. Percebe-se, então, uma mudança de pensamento nos estudos, que passam a considerar os saberes construídos pelos educadores, o que anteriormente não era levado a sério e em consideração. A partir dessa perspectiva de analisar a formação de professores, com a valorização dos mesmos, é que os estudos sobre os saberes docentes ganham verdadeiro rumo e começam a aparecer na literatura.).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com