TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciência E Saber Humano

Dissertações: Ciência E Saber Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  698 Palavras (3 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 3

A primeira coisa que devemos ter em mente quando discutimos à respeito da ciência é o seguinte ponto: assim como todos os "saberes", a ciência é datada, é temporal.

As descobertas de hoje serão aprimoradas, trocadas ou serão até mesmo inutilizadas pelas descobertas de amanhã. Ou seja, o conhecimento científico não é definitivo.

A ciência nunca poderá nos fornecer uma resposta absoluta, perene. E é de extrema importância sermos conscientes disso para que possamos olhar com outros olhos os diversos tipos de conhecimento e também para não estacionarmos em algo com prazo de validade.

O conhecimento humano é bastante vasto e para uma pessoa comum pode-se dizer inesgotável. Vamos dividi-lo em alguns tópicos para deixar tudo mais fácil.

• Conhecimento científico - Podemos chama-lo também de método científico, o empirismo aplicado à ciência. Nesse tipo de conhecimento é necessário se explicitar o caminho que fazemos para chegar a um determinado resultado. São criadas as hipóteses, demonstradas as teorias e estabelecidas as leis. Tais critérios levam a um sistema que é chamado Científico. Como exemplos podemos citar as Leis de Newton, Teoria da Relatividade de Einstein, Lei da Gravitação Universal e etc.

• Conhecimento religioso - Também conhecido como teologia. Pode-se atribuir a esse conhecimento todo um processo que deu origem a civilização ocidental. A cultura judaico-cristã até hoje é a base de muitas coisas que conhecemos e vivenciamos. Nosso calendário é de origem cristã, as nossas principais festas também e em nosso dia a dia a crença em um Deus é bastante forte e arraigada. Vários filósofos conhecidos e estudados em nossos dias explicaram o mundo através da ótica religiosa. Outros conseguiram unir a religião, filosofia e ciência em um mesmo caldeirão. Um ponto muito positivo pois podemos notar que tais conhecimentos não são incompatíveis. Apesar de termos duas ou três religiões mais relevantes numericamente como judaísmo, cristianismo e islamismo que professam a crença em um único Deus; temos também outras religiões que mostram o divino de formas diversas principalmente nas culturas orientais.

• Conhecimento filosófico - É uma sucessão do conhecimento mítico. Foi um processo de racionalização vivenciado pelas culturas, uma nova maneira de questionar a realidade. As perguntas são a base da filosofia, questionar para um filósofo chega a ser mais importante do que encontrar uma resposta. A filosofia se expressa em forma de conceitos e tais conceitos seguem uma natureza de raciocínio lógico. Tanto que da filosofia nasceu a ciência como forma de estudo sistemático. Para o filósofo a observação e análise de fatos é algo de muita relevância. A partir daí que as teses são elaboradas e que surgem formas diversas de enxergar o mundo. Ainda hoje estudamos muitos sistemas filosóficos pela sua importância e capacidade de explicitação da nossa realidade. Bons exemplos são os trabalhos de Platão, Descartes, Kant, Marx, Hegel, entre outros.

• Conhecimento mitológico - Há algum tempo atrás tal tipo de conhecimento era talvez a única explicação para o mundo em que vivemos. A mitologia surgiu para responder as muitas perguntas sem respostas definitivas. É interessante notar que hoje as pessoas sentem um certo desprezo por essa forma de ver o mundo e ao mesmo tempo as principais questões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com