TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sala De Espera

Artigos Científicos: Sala De Espera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 11

SALA DE ESPERA NO HOSPITAL GERAL LUIZ VIANA FILHO

Santos, Cláudio Correia dos

Assistente Social.

RESUMO:

As atividades em sala de espera demandam conhecimentos e disposições para lidar com os grupos de individuo. Precisamos tem como objetivos: apresentar aspectos significativos de vivências em grupos de sala de espera e tratar estes aspectos numa probabilidade sócio-cultural da complexidade na saúde através do profissional em assistente social.

Trata-se de um relato de conhecimento de ensino de grupo em sala de espera, que se fundamenta em experiências e exceções em unidades básicas de saúde. Esses recursos grupais favorecem o entendimento das reproduções dos clientes, permitindo a influência mútua e o exercício de práticas educativas em saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Conhecimento. Comunicação. Assistente Social.

.

SUMMAR:

The activities in the waiting room demanding knowledge and arrangements for dealing with individual groups. We need aims: to present significant aspects of experiences in groups waiting room and treat these aspects in a socio-cultural complexity likelihood of health through professional in social worker.

This is an account of knowledge group teaching in the waiting room, which is based on experiences and exceptions in basic health units. These group resources favor the understanding of reproductions of customers, allowing mutual influence and exercise educational practices in health.

KEYWORDS: Knowledge. Communication. Social Worker.

Cláudio Correia dos Santos

_________________________

Estagiário em Serviço Social

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 1

CARACTERÍSTICAS DA SALA DE ESPERA 2

CONCLUSÃO 3

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 4

INTRODUÇÃO

Neste projeto será abordado as atividades do profissional em serviço social na SALA DE ESPERA como uma das aptidões da profissão na totalidade da Sala de Espera do Hospital Geral Luiz Viana Filho situado em Ilhéus-Ba .

Baseia-se em um estudo em que vivência e observa os docentes do cotidiano do ensino universitário teórico- prático em unidades básicas de saúde.

Nesses âmbitos, foram analisados os trabalhos profissionais da área com os pacientes e funcionários de saúde, acometendo diferentes temáticas incluídas nos níveis de solicitação e precaução em saúde.

O profissional da área nesse caso o assistente social tem que esta atento ao histórico de vida que cada paciente, tem seus desejos, suas expectativas e que pertencem a um grupo familiar e social.Quando o individuo sofrer algum tipo de transtorno, especialmente na saúde, o assistente social é necessário em seu tratamento, seja por meio dos subsídios sobre os direitos, ou através dos dados que serão coletadas, fornecido para a equipe de saúde sobre a doença subjetiva, cultural e social e que irão colaborar para que o paciente seja tratado em seu todo, o que se faz imprescindível para uma equipe multidisciplinar dentro de uma unidade de saúde.

Necessitamos compreender o humano que se faz presente na unidade hospitalar, adotando por base uma abordagem amorosa e cognitiva nas relações dos sujeitos em grupo. Deste modo, esta abordagem apresenta diversas informações do cuidado que abrangem a sensibilidade, o acolhimento, os aspectos instrumentais e dialógicos com as pessoas.

Na área da saúde os profissionais precisam compreender os aspectos sociais, econômicos e culturais que sempre intervêm no procedimento saúde/doença e compete ao Serviço Social à investigação de ações estratégicas como uma precisão para a superação para reforçar o direito social à saúde.

O trabalho em grupo precisa ser pensado e as atribuições do profissional de Serviço Social devem ficar especificadas e noticiadas para os diferentes profissionais.

O Assistente Social, ao compartilhar de trabalho em grupo na saúde, diferenciando – se de maneiras especiais de observação na interpretação das qualidades de saúde do usuário e possuindo uma aptidão também qualificada para o encaminhamento das ações, que o distingue do médico, do enfermeiro, do nutricionista e dos demais trabalhadores que atuam na saúde.

É de fundamental importância, trazemos como objetivos: apresentar jeitos expressivos de vivências em atividades em sala de espera, discutir estes aspectos numa probabilidade sócio-cultural da complexidade na saúde e pensar sobre a conseqüência dessa prática na ação da sala de espera. Esse profissional deve desenvolver atividades nas salas de espera com a finalidade de socializar informações e potencializar as atuações sócio-educativas.

A atividade de recepção em Sala de espera aos usuários de hospitais públicos pondera a inquietação do Serviço Social em recebê-los para uma abordagem educativa sobre a Unidade, sobre os princípios do SUS e dos serviços oferecidos. O profissional de saúde tem que buscar mudanças importantíssima para os usuários que aguardam na unidade de saúde sendo exposto as condições desumana há que são sujeito a enfrentar, para serem atendo.

Fala - se muito em humanização, do cuidado, e é necessário considerar o paciente como sujeito de direitos, até mesmo, social, coletivo, o Assistente Social quando integra a equipe interdisciplinar tem como função como burocrático precisando garantir o mínimo de aconchego e tranqüilidade para os usuários, garantindo uma boa relação humana que é necessária para atende neste acolhimento, e tratá-lo como individuo de direito.

Acreditamos que a quantidade dos atendimentos realizados no setor do plantão faz com que o atendimento deixa a desejar um atendimento de qualidade aos usuários pelos Assistentes Sociais; pois com o grande diferencial de usuários no plantão, a atividade reflexivo que lida com diferentes grupos e acaba não sendo priorizado pelos profissionais. Desse modo, o plantão é avaliado como um espaço para atendimentos emergenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com