TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nome do projeto: SALA DE ESPERA SEPOL

Por:   •  14/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 3
  1. IDENTIFICAÇÃO

Nome do projeto: SALA DE ESPERA SEPOL

Instituição: Secretaria Municipal de Política Social, Trabalho e Habitação.

Equipe: 2 Técnicas para atendimento social, 2 Jovem Cidadão, 1 Estagiárias                

Supervisora de Campo: Denise

Supervisora Acadêmica: Edilma Soares

  1. APRESENTAÇÃO

O presente projeto de intervenção tem como objetivo informar a população usuária dos serviços oferecidos pela Secretaria de Política sócia, trabalho e habitação-SEPOL para que os indivíduos fiquem informados dos seus direitos e onde o procurar.

O município de Araruama através da SEPOL traz uma nova dinâmica nessa relação do usuário aos serviços e aos colaboradores da secretaria. Esse projeto visa a interação entre ambos, os setores, serviços e funcionários, aumentando o nível de cooperação, comprometimento e respeito para os que necessitam dos serviços.

Assim o presente projeto buscará ações que tenham o foco principal que é a informação sobre serviços ofertados a população, com uma forma diferente de se fazer esse diálogo.

  1. DIAGNÓSTICO

Através de uma pesquisa onde se localiza a SEPOL, observamos que muitas famílias não sabem quais benefícios possuem direito, necessitando dessa intervenção para maior clareza quanto ao pré-requisito.

Podemos analisar que é através das desigualdades sociais que a população vai ao encontro daquilo que acha que tem direito, sabe que todo o programa do governo federal possui alguns requisitos específicos para receber o benefício é isso que o usuário precisa ter o acesso claro desses programas.

  1. JUSTIFICATIVA

Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica proposta pelo projeto de intervenção, que se volta para o acesso a informação: venha trazer seus usuário a uma reflexão sobre os seus direitos e benefícios o mostrando a importância de está atento a todas as informações prestadas.

Compreendendo o assistente social como um profissional que atua no âmbito das relações sociais e políticas, junto a indivíduos, famílias, comunidade e movimentos sociais, desenvolvendo ações que visem fortalecer sua autonomia, participação e exercício de cidadania, pautado nos princípios de defesa dos direitos humanos e justiça social, com vistas à superação da desigualdade e de situações de violência, opressão, pobreza, fome e desemprego (CFESS, 2010), busca-se nessa seção sistematizar as possibilidades de atuação do Serviço Social inserido na SEPOL visando a melhoria no seu atendimento.

  1. OBJETIVO GERAL

Apresentar às famílias a mudança prática de atitudes e a formação de novos conhecimentos com relação aos programas do Governo Federal favorecendo a reflexão sobre a importância social desses programas na vida dos seus usuários.  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Incentivar e promover o trabalho coletivo e a cooperação entre os usuários, comunidade e a SEPOL.

Observar e analisar fatos e situações que venham a otimizar o trabalho dos colaboradores.

Identificar a falta de conhecimento dos programas ofertados.

Capacitar os colaboradores a atender os usuários de acordo com suas peculiaridades.

  1. METODOLOGIA

O projeto SALA DE ESPERA será apresentado pela Assistente Social, Estagiária e terá as propostas de trabalho e atividades relacionadas ao assunto explorando diversos aspectos já expostas nos objetivos. A situação problema será exposta as famílias usuárias para que o assunto entre em discussão e a partir daí sejam norteadas a sua elaboração.

Através de um diálogo entre os usuários e a equipe que irá implantar esse projeto se chegará ao objetivo que é mostrar a importância social que temos com relação aos programas que são ofertados.

  1. RECURSOS

Todas as cartilhas de conscientização serão impressas na própria secretaria necessitando de cartuchos de tinta para impressão.

As palestras/reuniões serão apresentadas pela estagiária e a supervisora de campo, esses encontros terão a participação voluntária de um representante dos setores.

  1. CRONOGRAMA

Atividades

     Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Reunião de equipe.

 X

X

X

X

Palestra para apresentar o tema aos usuários.

X

Palestra sobre o Bolsa Família

X

X

X

X

X

Palestra sobre IPTU

X

X

X

X

X

Conscientização sobre a Importância do recadastramento para o BF

X

X

X

Vídeo sobre o Bolsa Família.

X

X

Palestra sobre benefícios eventuais

X

X

X

Palestra sobre o Cartão do Idoso

X

X

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (110.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com