TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sala De Espera: Espaço Para Efetivar A Educação Em Saúde

Trabalho Escolar: Sala De Espera: Espaço Para Efetivar A Educação Em Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO

Sob a compreensão de que a Atenção Básica constitui-se a base para a assistência da população e que novas estratégias sejam criadas e implementadas visando criar políticas que atendam a essas demandas, o projeto em questão tem por objetivo implementar ações educativas na sala de espera na Unidade Básica de Saúde, transformando o período de espera pelas consultas médicas em momento de trabalho, em um espaço em que podem ser desenvolvidos processos educativos e de troca de experiências comuns entre os usuários, possibilitando a interação do conhecimento popular com os saberes dos profissionais de saúde.

Palavras-chave: Educação em Saúde, Atenção Básica à Saúde, Enfermagem, Acolhimento e Qualidade de vida.

INTRODUÇÃO

O projeto está sendo desenvolvido na Unidade Básica de Saúde do bairro Lagoão, no município de Palmas, por constituir-se campo de prática da disciplina Estágio Supervisionado que ocorre no último ano do curso de Enfermagem. A Unidade contempla três equipes de Estratégia Saúde da Família e atende a aproximadamente 15 mil habitantes .Os bairros atendidos são desprovidos de saneamento básico, de pavimentação asfáltica e cobertura mínima de água tratada. Parte dos moradores são oriundos de assentamentos, em condições precárias de moradia e renda.

JUSTIFICATIVA:

A compreensão da saúde como condição para a cidadania implica na dinamização de ações que potencializam o bem estar e a qualidade de vida das pessoas. Nesta perspectiva, estruturar serviços e ações em saúde que vão ao encontro das necessidades das pessoas, torna-se cada vez mais um desafio, na medida em que os determinantes sociais, biológicos, políticos, culturais, entre outros, interagem com complexidade crescente, trazendo repercussões, não apenas de imediato, mas em longo prazo.

Deste modo, acredita-se que a sala de espera de uma Unidade de Estratégia Saúde da Família deva constituir-se num ambiente de acolhimento e vínculo, aproximando cada vez mais a comunidade e os serviços de saúde. O processo de educação pode estimular nos pacientes a responsabilidade do autocuidado, gerando a interpretação de que muitas situações são preveníeis. Desta forma, é por meio dos diálogos que acontecem na sala de espera que podemos detectar problemas de saúde, através de expressões faciais dos pacientes, bem como avaliamos, interagimos, desmistificamos determinados tabus e entendemos determinadas crenças, e consequentemente, vemos e entendemos o usuário em sua integralidade, além de humanizar os burocratizados serviços prestados.

2. OBJETIVO GERAL

Implantar/implementar a sala de espera na Estratégia Saúde da Família Lagoão no município de Palmas com vistas a propiciar um ambiente de acolhimento e vínculo aos usuários.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Sensibilizar os profissionais de saúde, bem como os acadêmicos do curso de Enfermagem sobre a importância da sala de espera como ferramenta assistencial, enriquecendo os conhecimentos dos mesmos a respeito desta alternativa;

2. Desenvolver ações educativas, de caráter preventivo e de promoção da saúde, direcionadas às reais necessidades do usuário;

3. Facilitar o encaminhamento dos usuários para outras atividades de saúde ligadas ao profissional enfermeiro, como a consulta de enfermagem, os grupos educativos, as visitas domiciliares, coleta de exame colpo citológico, os agendamentos de consultas, entre outros.

4. METODOLOGIA

Para dar início às atividades do projeto, foi realizada uma reunião com os profissionais de saúde da unidade, a fim de sensibilizá-los acerca da importância da sala de espera. Após o aval dos responsáveis, sugeriu-se uma lista com temas para serem abordados durante os encontros, os quais foram baseados em dados epidemiológicos do local. Os profissionais fizeram inclusões de temas.

As atividades educativas tiveram a seguinte sequência:

- 5 minutos iniciais: recepção, acomodação e explicação das atividades, às vezes permeada por uma dinâmica interativa.

- 20 minutos seguintes: previstos para a realização da atividade educativa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com