TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sala de espera

Por:   •  18/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 10

Projeto sala de Es pera: Cad Único, usuário mais informado, direito do cidadão .

OUTUBRO – CAMOCIM

2015

1 APRESENTAÇÃO:

O presente projeto será realizado na instituição Secretaria de Desenvolvimento Social e cidadania no setor Cadastro Único que tem como CNPJ: N° 07.660.350/0001-23 ,localizado na Rua Riachuelo s/n bairro centro no município de Camocim, no estado do Ceara. A referida instituição tem como Secretária a senhora Elizabete Roberto Gomes da Silva.

A implementação de políticas publicas para a transferência de renda para a população em situação de pobreza e extrema pobreza através do Cadastro Único e a aplicação do Bolsa Família (BF) como carro chefe dos programas que contam com diversos outro, tem amenizado a situação de pobreza, miserabilidade e de vulnerabilidade social. Ele é um programa social de transferência de renda do governo federal para a população em situação de pobreza e extrema pobreza, nasceu no final de 2003 e veio a integrar em um só cadastro os demais programas do governo federal, agilizando assim o atendimento ao usuário perfil e também melhorar as formas de organização, coordenação e fiscalização ao uso indiscriminado das verbas publicas, melhorando a qualidade do serviço e trazendo maior transparência para a população.

Este novo modelo de cadastro foi batizado de Cadastro Único ou simplesmente CADUNICO que é o banco de dados contendo as informações e dados referentes aos usuários que recebem algum beneficio dos programas governamentais. Apesar de partir do governo federal, é de gestão municipal, onde cada município conhece melhor as necessidades de sua população regional e direciona melhor estes recursos através do cadastramento e fiscalização em seu município.

Em 2005 o programa passa a organizar os cadastros de forma a ter também um banco de dados para utilização em pesquisas sobre as condições e qualidade de vida em cada região, neste cadastro são incorporados os dados pessoais, e individual de cada membro da composição familiar, dados sociais e também sobre as condições de vida destes usuários. Além destes dados cadastrados o CADUNICO tem no Bolsa Família uma forma de acompanhar o desenvolvimento de cada usuário através de orientações em cada um dos momentos de atualização que são pelo menos a cada dois anos.

Quanto ao usuário ainda resta muitas dúvidas a respeito dos direitos aos benefícios tais como: Tarifa social de energia elétrica ,Bolsa Família, e Telefone popular, foi o que constatei através de estudos e pesquisas durante o estágio supervisionado I, por este motivo resolvi fazer meu projeto de intervenção visando esclarecer as dúvidas mais frequentes dos usuários, através de uma escuta qualificada materiais informativos e um teatro de fantoches que será apresentado em cinco etapas enquanto o usuário aguarda para ser atendido por alguém do setor (CADUNICO) será de forma bem divertida com uma linguagem clara e objetiva.

.

2 Dados da Instituição concedente:

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC)

CNPJ: N° 07.660.350/0001-23

Rua: Riachuelo s/n – centro – Camocim – Ceará

Cep: 62400-000

Fone: (88) 3621 -1513, email: semdesc@camocim.ce.gov.br

Elizabete Roberto Gomes da Silva: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da Camocim é um Órgão Governamental pertencente a Prefeitura Municipal de Camocim onde atualmente está a sua frente a Sra. Elizabete Roberto Gomes da Silva a Secretaria utiliza o mesmo CNPJ da prefeitura sob n° 07.660.350/001-23. A sua organização e de forma hierárquica. A SEMDESC tem sua área de abrangência municipal, foi criada em 22 de dezembro de 1995, e o município possui uma de 60.158 habitantes (IBGE 2010)

A Secretaria está subdividida em setores internos: Setor Social, Apoio administrativo, Cadastro Único, Habitação, Setor de Identificação, Coordenadoria de Ação Comunitária, Programa Acessuas Trabalho, Ações Estratégicas do Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI) Coordenadoria LGBTT e Almoxarifado.

Na sua subdivisão externa conta com as Unidades de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I e CRASII) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social ( CREAS), Centro de Convivência do Idoso Conselho Tutelar. Possuindo como controle social o CMAS – Conselho Municipal da Assistência Social, que é um órgão paritário, deliberativo e fiscalizador, com conselheiros OG e ONG.

Finalidades: Implementar o Sistema Único de Assistência Social( SUAS),no município, promovendo serviços de proteção social básica e proteção social especial de média complexidade ao cidadão que dela necessita .

Objetivos: Ser referência municipal na defesa e garantia de direitos e na prestação de serviços, programas, projetos e benefícios as famílias em situação de vulnerabilidade social.

3 DADOS DO PROJETO

3.1 Título do Projeto:

Projeto sala de Espera: Cadúnico, usuário mais informado, direito do cidadão .

3.2 Local e desenvolvimento das atividades:

Será realizado na sala de espera do Setor Cadúnico de Camocim. As atividades serão realizadas durante o período em que o usuário aguardem o atendimento por parte dos profissionais que trabalham no setor, sendo: acolhida, escuta do usuário, apresentação teatral ( teatro de fantoches ) será apresentada de forma bem lúdica na linguagem dos usuários, afim de sanar as dúvidas mais frequentes dos mesmos.

3.3 Área de abrangência:

Bairros e distritos de Camocim –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com