TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Do Trabalho

Ensaios: Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 8

A politica interna estabelecida pela direção da empresa BBCV, desagrada no ponto de vista trabalhista os colaboradores, já que o seu objetivo principal visa apenas atingir as metas e as necessidades dos clientes;

Com a percepção de que a empresa BBCV volta todo o seu interesse apenas para o lucro, os colaboradores passam a ter um sentimento de indignação, que em consequência desta, torna o ambiente de trabalho pesado e com sérios problemas de discordância quanto ao cumprimento do que estabelece a politica interna da empresa.

Ética profissional.

A organização pensando no bem estar dos devedores criou uma abordagem conforme as alíneas a seguir:

a) Ligação telefônica com horário pré – determinado;

b) Carta campanha;

c) Cobrança não agressiva;

d) Observando as disposições contidas no código de defesa do consumidor.

2.4. Histórico da Empresa

A Bolsa Brasileira de Crédito de Varejo - BBCV - é uma empresa especializada no segmento de crédito de varejo há mais de 16 anos.

Começou sua história no ramo de Fomento Mercantil passando posteriormente para o segmento de Securitização de Dívidas, em que atua até hoje.

Seu sócio majoritário é formado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e se aperfeiçoou no segmento de crédito com experiência na Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova Iorque (New York Stock Exchange - NYSE).

A abordagem para com os devedores é personalizada de acordo com o tipo, data, valor da inadimplência e os meios de comunicação utilizados para o contato, que são: mensagem de texto (SMS) via telefone celular, e-mail, ligação telefônica e carta-campanha.

Prezamos enfaticamente a discrição, disciplina, cobrança não agressiva, horário pré-determinado para o contato telefônico, conforme código de defesa do consumidor, e administração completa da carteira de cobrança.

2.5 Planta Baixa da empresa

Capítulo – III

3.1 Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Ficam obrigadas de manter os Serviços Especializados em Engenharia de segurança e em Medicina do Trabalho, as empresas privadas e públicas, órgãos públicos da administração direta e indireta, dos poderes legislativo e judiciário que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do trabalho – CLT, que em seu artigo de número 162 define a obrigação da constituição do referido serviço, este, quando as empresas atingirem os limites previstos no quadro ll da Norma regulamentadora (NR– 4) da portaria nº 3214 de 08 de Junho de 1978.

O SESMT tem como finalidade promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho através da adoção de medidas que elimine, controle ou minimizem os riscos que possam originar – se durante a execução de uma determinada atividade.

Composição do SESMT.

Os serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho deverão ser integrados por:

 Médico do trabalho

 Enfermeiro (a) do trabalho.

 Auxiliar de enfermagem do trabalho.

 Técnico de segurança do trabalho

 Engenheiro de segurança do trabalho.

Sendo assim todas as empresas que se enquadram no dimensionamento do SESMT, são obrigadas a constituir o mesmo com estes profissionais, exigindo ainda dos mesmos registros que comprovem sua verdadeira formação, para poderem estar atuando profissionalmente.

3.1.1 Principais Atribuições

Aos profissionais que integram os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho, foram definidas as atribuições constantes nas alíneas a seguir:

 Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e medicina do trabalho ao ambiente do trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador.

 Determinar quando esgotados todos os meios conhecidos para eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização pelo trabalhador, de Equipamentos de proteção Individual-EPI, de acordo com o que determina a NR-6, desde que a concentração, a intensidade de ou características do agente assim o exija;

 Responsabilizar- se tecnicamente, pela orientação quanto ao cumprimento do disposto nas NR aplicáveis ás atividades executadas pela empresa e/ ou seus estabelecimentos.

 Manter permanentemente relacionamento com a CIPA- Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, valendo o máximo de suas observações, além de apoia-la, treina-la e atendê-la conforme dispõe a NR5;

 Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais.

 Esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando- os em favor da prevenção;

 Analisar e registrar em documento especifico todos os acidentes ocorridos na empresa ou estabelecimento, com ou sem vitima, e todos os casos de doença ocupacional descrevendo a historia e as características do acidente e/ ou doença ocupacional, os fatores ambientais, as características do agente e as condições do individuo portador de doença ocupacional ou acidentado.

3.1.2 Dimensionamento

Para fins de dimensionamento dos Serviços Especializados em Engenharia de segurança e em Medicina do trabalho, é de extrema importância observar os quadros I e II da NR – 4, no qual os referidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com