TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Publica

Projeto de pesquisa: Segurança Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.096 Palavras (5 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Introdução à Segurança Pública

Curso: Tec. Segurança Pública

Professor: Fabricio Berto da Silveira

Nome do aluno: Keli R.

Data: 20/02

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Muitos autores afirmam que a polícia moderna surgiu em 1829, com Sir Robert Peel, Primeiro Ministro Inglês, que, à época, criou a Real polícia Metropolitana de Londres, a "Scotland Yard", cuja atuação era baseada em nove princípios.

Leia sobre isso no artigo intitulado: "Magno o nosso Peel", de Júlio César Costa, disponível em: http://www2.forumseguranca.org.br/node/22232. Depois da leitura organize um texto argumentativo, sobre a aplicação, na atividade policial brasileira da atualidade, de, pelo menos, quatro dos princípios instituídos por Robert Peel.

Atenção: Seu texto deve ter em torno de 20 linhas. A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. A questão tem peso 4,0, sendo um ponto para cada princípio argumentado.

Atualmente a aplicação da polícia comunitária no Estado do Rio Grande do Sul está sendo implantado em vários municípios onde há grande conflito entre sociedade e polícia. Tal medida tem como objetivo a diminuição da criminalidade e mais participação do policial em sua comunidade. Portanto, um dos principais desejos almejados pela instituição Brigada Militar é a interação do policial com as pessoas que moram na comunidade, ocorrendo uma confiabilidade entre ambos, ajudando assim a polícia a resolver os delitos ocorridos no local, sendo que ocorre uma cooperação do público para com a polícia.

Em relação ao principio do esgotamento de todas as possibilidades antes de qualquer ação de força é orientado que o policial use mais a forma verbal tentando um acordo, um diálogo para que o problema não tome uma proporção maior evitando assim o contato físico, diminuindo o uso da força para que tudo se resolva na melhor forma não ocorrendo lesão em ambas às partes, constrangimento para o cidadão e punição para o PM que de alguma forma pode se exceder para controlar a situação, isso só é possível devido o convívio do policial mais comunitário e orientado onde é disponibilizada a pessoa a oportunidade de se expressar.

Diante disso, a ação do policial que obedece a legalidade tem por objetivo o respeito e a prestação do serviço para a sociedade, na identificação das pessoas e no correto uso da técnica policial adequada nas abordagens, ganhando de volta prestígio e o reconhecimento e não mais aquela má fama de truculentos, pois agindo com agressão a sociedade só tem a reclamar.

2. Quando o assunto é Segurança Pública, dois termos muito comuns são: "repressão" e "prevenção". O material didático desta disciplina orienta que "reprimir" é "reagir contra uma conduta que tenha ocasionado a quebra da ordem pública, com o objetivo de restaurar o estado de normalidade, buscando uma sanção a quem já tenha causado algum tipo de dano a uma vítima". Quanto a "prevenir", nosso material se refere a "manter o estado de normalidade da vida em sociedade".

Leia o texto: "As favelas, as UPPs e a crise de novembro/dezembro: qual crítica?", de Luiz Antonio Machado da Silva, disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/favelalivre/posts/2010/12/21/as-favelas-as-upps-a-crise-de-novembro-dezembro-qual-critica-351159.asp, acessado em 13 de jan.2011. Depois da leitura argumente acerca dos aspectos de "prevenção" e de "repressão" gerados no Complexo das favelas do Alemão, com a ocupação policial.

Atenção: Organize um texto contendo aproximadamente 10 linhas abordando a repressão e a prevenção policial à violência. A fonte a ser utilizada é Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas de 1,5. A questão tem peso 2,0, sendo um ponto para cada aspecto sugerido.

As Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) foram criadas para levar aos bairros mais carentes uma atenção especial junto com a aproximação mais amigável do policial com os moradores.

Com a ocupação policial, houve um grande número com registros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com