TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança e medicina do trabalho

Por:   •  3/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Gestão em Recursos Humanos - Tecnólogo

Disciplina: Saúde e Segurança no Trabalho / Benefícios e Assistência Social

Professora: Mara Lúcia Torres

Bibliografias: Materiais: SESC – SENAI – SENAC

Texto 1

Higiene e Segurança do Trabalho

Um fator decisivo na relação da empresa com seus recursos humanos é a administração dos aspectos ligados à manutenção da segurança e da saúde do trabalhador. Atuar na garantia de um ambiente saudável e seguro é promover as condições adequadas à satisfação e à produtividade dos funcionários.

No Brasil, em virtude da negligência de empresários e trabalhadores, o número de ocorrências de acidentes de trabalho e de doenças funcionais, segundo os dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), é um dos mais elevados do mundo. Um dos principais fatores responsáveis por esta alarmante constatação é o aspecto cultural, pois tanto o processo de industrialização do País como a legislação referente à segurança do trabalho são muito recentes, o que possibilitou a criação de um “mau hábito”, isto é, de preocupar-se com a segurança só nos momentos em que ocorrem os acidentes, e não a criação de uma postura preventiva, tanto do ponto de vista da empresa quanto dos trabalhadores.

A legislação atual, vista por alguns como paternalista, procura garantir aos trabalhadores as condições mínimas de segurança e higiene no ambiente de trabalho. Um grande numero de empresas, principalmente as de pequeno e médio porte, ainda negligencia os aspectos legais da segurança, “maquiando” alguns procedimentos, como forma de escapar das pesadas multas impostas pela fiscalização do Ministério do Trabalho. Felizmente, este quadro está mudando. Atualmente, os empresários, aqui vale salientar a atuação dos sindicatos, estão revendo as suas posições em relação aos cuidados com a segurança e a saúde dos trabalhadores, percebendo, com isto, ganhos de produtividades, redução de horas paradas, um menor índice de afastamentos, motivação e envolvimento dos funcionários.

O simples cumprimento da legislação não garante a eliminação dos acidentes de trabalho e das doenças funcionais. É necessário que as empresas e, principalmente, os funcionários adotem uma postura preventiva. As empresas devem garantir as condições necessárias, e os funcionários devem assumir atitudes seguras. Neste sentido, algumas organizações estão investindo em programas de “Acidente Zero”, em que ocorrem palestras, treinamentos, campanhas de limpezas das áreas, concursos e outras educativas.

Um dos principais investimentos na imagem interna e externa da organização é a redução dos acidentes de trabalho e o cuidado com a saúde do trabalhador. Ciente disto, algumas empresas, mesmo as de pequeno porte, não estão poupando esforços para que seus funcionários se sintam seguros e saudáveis, através de campanhas de vacinação ( gripe, hepatite e tétano), exames médicos periódicos (hoje previstos em lei), programas de limpezas e segurança das áreas de trabalho, assistência médica / odontológica e algumas medidas inovadores, como as de acompanhamento psicológico.

O Art. 2° da Lei n° 6.367,de 1976, considera como “acidente de trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause morre, perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o processo laboral”. Podemos observar ao analisar a lei que, ao contrário do pensam muitos, os acidentes de trabalho não são exclusividade aqueles que ocorrem dentro das instalações da empresa, como diz a lei”... ocorrem pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa”, portanto, os cuidados com a segurança no trabalho ultrapassam os portões da empresa. Outras definições importantes para a compreensão do tema são:

  • Segurança do trabalho: É o conjunto de medidas técnicas, educativas, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente ou instruindo as pessoas da necessidade de prática preventivas no trabalho.

  • Doença ocupacional: aquela adquirida ou desencadeada em função do exercício de trabalho, peculiar à determinada atividade, ou de condições especiais em que o trabalho é realizado, estando diretamente relacionada com ele.

Ex: Ler (Lesão por esforço repetitivo), muito comum nos digitadores.

  • Incidente Crítico: Evento ou fato negativo que possui potencialidade de ocasionar danos, seja ao trabalhador ou a máquina e equipamentos.

Ex: Incêndio, desabamento, curto circuito, etc.

  • Condições Insegura: São as condições relativa ao ambiente de trabalho ou  às condições do exercício do trabalho, capaz de favorecer a ocorrência de acidentes ou afetar a saúde do trabalhador.

Ex: Falta de exaustão no ambiente, instalações elétricas expostas.

  • Ato Inseguro: comportamento inadequado de uma pessoa em seu trabalho, que possui potencialidade de ocasionar um acidente de trabalho ou um incidente crítico.

Ex: Não usar óculos de proteção, excesso de velocidade

  • Risco: uma ou mais condições de uma variável com potencialidade suficiente para causar danos.

Ex: Uso de combustível, acúmulo de lixo e resíduos.

  • Dano: É a severidade de lesão ou perda física, funcional ou econômica, que pode resultar de um controle não-efetivo de um risco.

Ex: Perda da visão, perda de matéria-prima, etc.

Agentes Geradores de Riscos Ambientais

Os ambientes de trabalhos em sua maioria, apresentam riscos de acidentes e/ou de doenças funcionais. Mesmo aqueles que são rigorosamente controlados apresentam algum agente agressor que são vistos, hoje, como uma das principais ameaças à saúde dos trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (34.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com