TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senhor

Pesquisas Acadêmicas: Senhor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

DESENVOLVIMENTO 05

CONCLUSÃO 07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa acadêmica pretende de forma sucinta e objetiva compreender os pressupostos que norteiam a aplicação de práticas interdisciplinares dentro da escola, uma atividade que se encontra cada vez mais distante da realidade dos alunos, uma vez que os professores muitas vezes não são capacitados para trabalhar com estas atividades, não encontram espaços e materiais pedagógicos adequados, não são estimulados e muitas vezes são sobrecarregados a cumprir metas curriculares que não estão relacionados com a interdisciplinaridade.

A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso, será preciso, como propõe Ivani Fazenda, “uma postura interdisciplinar”, que nada mais é do que uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento.

A metodologia do trabalho interdisciplinar supõe atitude e método, envolvendo integração de conteúdos; passando de uma percepção fragmentária para uma concepção unitária do conhecimento; superando a dicotomia entre ensino e pesquisa, ponderando sobre o estudo e a pesquisa, a partir do apoio das diversas ciências. Além disso, o ensino-aprendizagem é centrado no olhar de que aprendemos ao longo de toda a vida (educação continuada). Articular saber, informação, experiência, meio ambiente, escola, comunidade etc., tornou-se, atualmente, o objetivo da interdisciplinaridade que se manifesta, por um fazer coletivo e solidário na organização da escola.

Na aprendizagem, o professor é o norte que ajuda o aluno a descobrir, a reconstruir e a posicionar-se frente ao conhecimento. No processo de aprendizagem o aluno não constrói sozinho o conhecimento, essa construção é feita continuamente com outros e na interação com os outros. As práticas pedagógicas em sala aula devem exceder uma visão fragmentada e descontextualizada do ensino, tornando as aprendizagens significativas. Os cinco princípios que subsidiam a prática docente interdisciplinar, de acordo com Ivani Fazenda são: humildade, espera, respeito, coerência e desapego.

DESENVOLVIMENTO

Abordar a interdisciplinaridade, muitas vezes é falar de inovação pedagógica, aulas prazerosas, ensino de qualidade, uma vez que a interdisciplinaridade, permite dar ao aluno o prazer de aprender e interagir com esta aprendizagem de forma ampla e sistematizada.

Muitos autores ainda divergem quanto o significado da palavra “interdisciplinaridade” no entanto, é possível compreender que se trata de um processo de integração recíproca entre várias disciplinas e campos de conhecimento. Constitui uma associação de disciplinas, por conta de um projeto ou de um objeto que lhes sejam comuns.

Segundo Hamze (2011) a interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas. Para isso, será preciso, como propõe Ivani Fazenda, “uma postura interdisciplinar”, que nada mais é do que uma atitude de busca, de inclusão, de acordo e de sintonia diante do conhecimento.

Segundo a autora acima todos ganham com a interdisciplinaridade. Os alunos, porque aprendem a trabalhar em grupo, habituam-se a essa experiência de aprendizagem grupal e melhoram a interação com os colegas.Os professores, porque se veem compelidos pelos próprios alunos, a ampliar os conhecimentos de outras áreas; têm menos problemas de disciplina e melhoram a interação com os colegas de trabalho. A escola porque a sua proposta pedagógica é executada de maneira ágil e eficiente; tem menos problemas com disciplina e os alunos passam a estabelecer um relacionamento de colaboração e parceria com o pessoal da equipe escolar, assim como, com a comunidade onde está inserida a escola.

As propostas interdisciplinares a serem citadas são as seguintes

- Jornal da cidade: Utilizando as disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia e Artes, os professores se engajarão para realizar um trabalho sobre a história, cultura, relevo e pontos turísticos da cidade. Inicialmente o professor de história pedirá para os alunos entrevistarem pessoas idosas que conhecem melhor a história da cidade. O professor de geografia pedirá para os alunos pesquisarem sobre o relevo e pontos turísticos da cidade, enquanto o professor de Língua Portuguesa, pedirá para os alunos para mostrares os dados obtidos como textos jornalísticos como reportagem, notícia, crônica, etc. Tudo será exposto em um mural na escola.

- Aprendendo a organizar despesas: Utilizando as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática os docentes farão com os alunos um trabalho que mistura gêneros textuais e gastos dos alunos. O professor de matemática ensinará os alunos como organizar as receitas e despesas do mesmo de forma prática enquanto o professor de Língua Portuguesa trabalhará com os mesmos gêneros textuais relacionados à

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com