TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Senhor Das Moscas

Monografias: O Senhor Das Moscas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2013  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  965 Visualizações

Página 1 de 5

I. ANÁLISE DO FILME “O SENHOR DAS MOSCAS”

Diante do exposto no filme é possível perceber que se trata da natureza humana e mostra como a sociedade seria com a ausência do Direito e da impunidade dentro da mesma. Podemos percerber que na ausência de regras o ser-humano, quando vive em sociedade, mostra-se como qualquer outro animal e muitas das vezes pior do que um irracional, também cita diversas formas de manipulação e lideranças dentro de uma determinada sociedade. Uma das formas de Liderar que são bem transparentes no filme é a liderança social guiada pelo medo (monstro) e por punições extremas em que não há de fato um julgamento com direito de defesa ou provas evidentes para que consiga chegar á uma solução do problema por parte de um dos grupos.

A existência de um grupo unilateral não conseguiu se consolidar por muito tempo pois dentro do mesmo existiam integrantes que não concordavam com a liderânça que foi concebida democraticamente pelo líder e isso levou a revoltas de minorias dentro do grupo, pois enquanto a liderança levava o grupo para a responsabilidade com divisão de atividades, a busca pela sobrevivência e meios para que possam adquirir o resgate, a outra parte indicava soluções fáceis para os problemas, além disso é possível perceber a dominação pelo medo sobre os outros integrantes do grupo e a desmotivação do líder para com os mesmos. É observado também que a composição final do grupo ficou mais próxima de uma sociedade que caminha para sua própria destruição, pois em uma sociedade sem regras torna o trabalho ineficaz.

Porém dentro de uma sociedade não apenas o líder tem responsabilidade sobre o rumo que ela trilha, os outros integrantes do grupo possuem deveres importantes, e dentro do grupo final observamos que alguns integrantes não se manifestavam sobre as atitudes do líder para não ficarem isolados de todo grupo, apesar de não concordarem com as ações do mesmo. O líder da “Ditadura” ao percerber que fornecia as regras, fiscalizava as mesmas e às executava, viu a impunidade a seu favor e como a inexistência da Lei (Estado ou Direito Positivo) permitiu o homicídio de um companheiro tornou-se normal a realização de outros delitos como tortura.

O Estado como coercitivo do Direito Positivo (Direito Escrito), têm uma responsabilidade muito grande dentro da sociedade pois sem ele o homem fica á própria natureza, onde não há de fato uma obrigação para com seus direitos e isso resulta em uma desordem, pois a certeza de que nada acontecerá com os delitos cometidos pelo ser-humano leva-o à delitos cada vez maiores. Como já foi afirmado por Thomas Hobbes “O nosso comportamento civilizado é uma camada de verniz muito fina”. Com essa afirmação podemos observar na história claramente que as condições que os meninos se encontravam era guiado quase que uniformemente pela natureza, mesmo que inicialmente tenham tentado implantar assembléias e a democracia não obtiveram sucesso pois com o Estado e a Lei ausentes não haveria nada coercitivo para com eles, mesmo sendo britânicos em plena Guerra Fria onde o conflito entre as formas de direcionar uma sociedade estavam cada vez mais acirradas.

A raça Humana é naturalmente caracterizada pela agressividade e pelo egoísmo. O fato dos meninos começarem a tirar suas roupas indica que estão livrando-se da sociedade Britânica e com isso deixando para traz costumes, leis e moralidade que é uma característica muito forte da nação britânica, além também na dificuldade original dos ensinamentos Britânico que é matar, mesmo que seja um animal, por isso começam a pintar seus rostos, adquirindo assim uma nova identidade, dando a impressão de que são nativos da própria Ilha. Após essa grande mudança de comportamento começam a perceber a impunidade cada vez mais presente dentro do grupo e começam a excluir um a um os integrantes que não comungavam as ideias impostas pelo novo líder, ou seja suprimiram a Democracia e se transformaram em uma sociedade Oligárquica onde a opinião que não convém aos integrante da mesma são excluídos e até mortos, mostrando-se assim cada vez mais guiados por sua natureza que a cada cena percebemos em sua maioria ser cruel e covarde.

Ao observamos o filme, minuciosamente, conseguimos reconhecer os motivos pelo qual foi criado o Legislativo, Executivo e Judiciário, sua realização de forma coordenada protege a sociedade dela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com