TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simbologia Das Cores

Monografias: Simbologia Das Cores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

SIMBOLOGIA DAS CORES

A cor é a manifestação de luz ou a falta dela. A simbologia da cor é a associação de cores a dados conceitos que acabam por influenciar psicologicamente os Humanos, pois podem ser dadas como por exemplo: estimulantes, otimistas, serenas, tristes, alegres ou de má-fé. Esta simbologia já é muito antiquada e tem consigo um passado vasto que pode divergir de cultura para cultura, no entanto, as principais cores são consideradas o todo e o universo.

Desta forma, as cores do arco íris estão ligadas às sete notas musicais e aos sete dias da semana. Os elementos como o fogo, o ar, a água e a terra estão associados, respetivamente, a vermelho e laranja, a branco e amarelo, a verde e a preto e castanho. Os signos do Zodíaco, consoante a sua natureza, também estão ligados a certa cor.

Para os índios, que reconheceram a separação das cores a partir da luz branca, o branco era a aurora, o azul a manhã, o amarelo o pôr do Sol e o preto a noite. Para os antigos Egípcios, o preto era a cor da imortalidade, o verde era a cor da natureza e da saúde, o azul era a cor do ar, o amarelo do sol e do ouro, o branco da positividade e da alegria, o vermelho da maldade e da violência. Em África, o branco afasta a morte, o vermelho é a cor da vida e o preto é a cor do mistério e do oculto. Entre os cristãos está muito presente a luz como uma manifestação divina em que, o branco está associado ao Pai, à fé, à castidade e à pureza, o azul ao Filho e o vermelho ao Espírito Santo, ao amor e à caridade, o preto à penitência e o verde à esperança.

E segundo a psicologia, o preto tem significados como morte e luto; o verde como natureza e crescimento; o azul como do espírito, crescimento e céu; o vermelho como o sangue e o sentimento; o amarelo como calor, luz, ouro e intuição; o branco como a inocência, pureza e paz.

Assim, percebemos que a simbologia varia de cultura para cultura consoante as suas crenças e que as cores podem ser frias e pacíficas como o azul e o violeta ou quentes e estimulantes como o vermelho e o laranja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com