TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sindrome De Downs

Artigo: Sindrome De Downs. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2013  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 5

Conforme Piccolo (1993) a Educação Física Escolar dentro do ensino fundamental caracteriza-se por uma ação pedagógica a qual constroem o conhecimento de seus movimentos pela oportunidade de expressão, imaginação e estimulação de pensamentos, e é bem sabido que em seu trato educativo, a mesma desenvolva-se dentro de uma postura comprometida com a cultura que o educando possuí. por um lado que sua prática de ensino muitas vezes centra-se no movimento, mas por outro lado esse movimento deve conter conhecimento, entender-se enquanto elemento de ação significativa de vida. Para descobrirmos quais são os sentidos educativos das práticas corporais praticadas no ensino fundamental, necessitamos expor situações as quais expressem a espontaneidade da criança em sua realização de movimento. Essa espontaneidade trata das diversas possibilidades de criação e recriação e principalmente de utilização com o que é transmitido por ela, trata-se de uma aproximação de significados com o mundo que a rodeia e vice-versa. Piccolo (1993, p. 64) reforça dizendo que:

[...] na primeira infância, a atividade mental é mais rápida e é através da exploração de movimentos variados que se pode aperfeiçoar o sucesso da criança em tarefas intelectuais. É o autoconhecimento que vai leva-la à capacidades de lidar com os problemas e isso se consegue nas propostas motoras que fazem com que as criança conheça as suas potencialidades.

Cultura corporal de movimento, em seu conceito mais amplo significa o individuo poder expressar suas ações em grupo, as quais são manifestadas através da história onde tempo e o espaço, o individuo se encontra, pois quando falamos sobre tempo e espaço, estamos nos reportando ao meio de vida que este individuo possui, quais são os seus costumes, trabalho, enfim seu meio de sobrevivência também, esses aspectos tratam de questões sociais que trazem em si a história desses sujeitos marcadas em seu corpo. Segundo Gallardo et al. (1998, p. 87):

“ A riqueza do aprendizado propiciado pelas atividades motoras da cultura corporal não se esgota em sua realização pura e simples. É de fundamental importância que as crianças aprendam a refletir sobre sua vida prática, e não apenas vivenciá-la”.

É na instituição de ensino que estes quesitos precisam ser aprimorados e analisados frequentemente, mesmo porque, a escola é um lugar onde se reúnem um conjunto cultural amplo, em constante crescimento, constroem-se saberes com as mais diversas raças, costumes, crenças e tradições. Estes é uma das características, que abrange as culturas, importantes no ensino da Educação Física no ensino fundamental, assim como em todos os outros níveis de ensino, tratam primeiramente dos movimentos humanos nos quais são expostos por meio das danças, jogos, brincadeiras e movimentos diversos do dia-a-dia, que para os conteúdos da Educação Física podem ser tematizados e exercidos como ações de ensino, tais práticas corporais aqui denominados como cultura de movimentos.

Nesse sentido o envolvimento da cultura com o aprendizado da criança desenvolve-se segundo Marcelino (1989, p.28) “[...] Implica, assim, no reconhecimento de que a atividade do homem está vinculada à construção de significados que dão sentido à sua existência”. Corroborando com isso Daolio (2005) trata a o movimento enquanto cultura de movimento a qual se desenvolve não somente como tradução da história, mas principalmente de como esse corpo movimenta-se diante do contexto social.

Diante disso os movimentos corporais das crianças em período escolar no ensino fundamental são representados essencialmente pelas manifestações corpóreas que trazem de sua própria vida. Notadamente durante as aulas de Educação Física seus interesses são vivenciados conforme a cultura que possuem, e aos poucos vão agregando as fases de crescimento outros costumes, outros valores, novas posturas não surgem somente decorrentes de processos biológicos ou fisiológicos, mas principalmente por ações sociais.

Com isso, se tem o movimento humano como constituinte mais importante da cultura, visto que, as formas de execução de uma atividade devem permitir a criança desenvolver-se como agente de sua própria aprendizagem, assim o ensino da Educação Física trata-se de um ensino natural e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com