TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socilogia Educacao

Monografias: Socilogia Educacao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  1.187 Palavras (5 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 5

CONTEXTOS E CONCEITOS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A Sociologia da Educação estuda as funções e o papel da escola para a sociedade. Quando e por que surgiu a escola? Responda, esclarecendo a relação entre o desenvolvimento industrial e científico e a constituição da escola como espaço educativo formal.

2. Por que a escola se tornou uma instituição social?

3. Explique o conceito de “educação como processo socializador”.

4. A escola cumpre com sua função social? Justifique.

5. Quais são os elementos do contexto social que devem ser considerados pela educação?

6. Atualmente, quais são as necessidades sociais?

 Questões para saber mais

1. Explique a relação entre as grandes revoluções do século XVIII (industrial e francesa) e as mudanças sociais que culminaram no surgimento da sociologia.

2. O que se entende por socialização?

3. “A educação também possui, junto com outras instituições sociais, a função de realizar o controle social”. Você concorda com esta afirmação? Justifique sua resposta.

4. Distinga elementos formais e elementos informais de controle social, citando exemplos.

5. Qual é o papel da escola na sociedade capitalista? Responda explorando o conceito de padrão cultural.

UNIDADE 2

OS TEÓRICOS CLÁSSICOS E AS CONCEPÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO: PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Argumente sobre o posicionamento de Marx, segundo o qual o indivíduo é determinado (moldado) pelas condições materiais existentes no meio social. Justifique sua resposta.

2. Se as condições materiais estiverem erradas precisaríamos fazer uma revolução. Com base nessa premissa, que revolução é necessário fazer para termos uma sociedade em que todos sejam cidadãos e tenham uma vida digna? (Estude, reflita e responda em, no mínimo, meia página).

3. Evidencie seu posicionamento quanto à teoria de Durkheim de que a sociedade determina o indivíduo por meio das normas e das regras sociais (costumes e leis). Se isso for verdade, porque temos no Brasil tantos problemas: crimes, delinquência, mortes, doenças, insegurança, analfabetismo, injustiça etc.? Justifique sua resposta.

4. Considerando as ideias de Weber, o que é necessário para construir a sociedade? E como se configura a relação entre indivíduo e sociedade?

5. Com qual dos três autores, Marx, Durkheim e Weber você concorda? Justifique, em cerca de meia página.

6. Segundo Bourdieu, qual é a função da escola no contexto social?

 Questões para saber mais

1. O que a escola e o professor devem fazer para formar um indivíduo questionador? Explique a metodologia a ser utilizada.

2. Qual é o posicionamento teórico de Durkheim quanto às teorias pedagógicas?

3. As pessoas sempre agem por um motivo. Weber aponta quatro tipos de motivos: ação social tradicional, ação social afetiva, ação social racional e ação social com relação a fins. Como você trabalharia esses quatro tipos de escola para obter maior eficácia na educação?

4. Bourdieu criou o conceito de “habitus” para analisar a relação entre estruturas sociais e estruturas mentais. Explique o conceito e o significado de “habitus”.

5. Por que as famílias de classes dominantes têm mais sucesso na educação? Neste contexto, qual é a importância do sistema de cotas para negros e pobres?

6. Você concorda ou não com as ideias de Pierre Bourdieu sobre educação? Em que e por quê?

UNIDADE 3

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. A sociologia tem várias correntes de pensamento. No Brasil, duas tiveram predominância: a funcionalista e a conflitualista. Qual é a diferença entre elas? Esclareça em cerca de 15 linhas.

2. Existe, ainda, no Brasil a predominância da burguesia sobre o proletariado? Justifique a sua resposta.

3. Quais são as possibilidades de ser superada a luta de classes? Responda, assinalando a contribuição de Paulo Freire para acabar com as desigualdades sociais.

4. Explique a importância da “pedagogia problematizadora” no contexto em que foi formulada e atualmente.

5. Qual é o papel da instituição Estado na educação? As políticas públicas do Estado brasileiro estão corretas em relação às necessidades do país? Justifique.

6. Pesquise e enumere, no mínimo, 10 instituições sociais que influenciam a educação e explique: por que as instituições estão tirando o poder que a educação vinha tendo sobre os indivíduos?

 Questões para saber mais

1. Você está colaborando para que o INSEP consiga fazer com que você seja o verdadeiro agente da aprendizagem? O que você faz para isso?

2. A família é a mais importante instituição socializadora. O que nós, pedagogos, podemos e devemos fazer quando as crianças vêm de famílias com pouquíssimas possibilidades de influenciar positivamente os filhos, tais como: pais analfabetos, sem princípios morais, alcoólatras, drogados, sem amor, enfim, carentes de educação e princípios?

3. Como seria a sociedade brasileira se a religião não tivesse forte influência na educação?

4. Qual é a importância dos meios de comunicação para a educação?

5. Leia, pense e proponha alternativas para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com