TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Somativa

Artigo: Somativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.833 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme está registrado no arquivo intitulado Orientações, objetivos e critérios de avaliação da ATD1, você deverá responder duas questões, que correspondem a uma síntese das leituras indicadas e do que foi discutido no Fórum.

Seguem abaixo as questões, recomendamos que você verifique o que foi indicado quanto à avaliação - ressaltamos que as respostas deverão ser de elaboração pessoal e, caso sejam reproduzidos textos de outros autores, não será atribuída nota para a atividade; redija a sua resposta com cuidado e observando coerência com o que foi solicitado na questão, clareza e correção da escrita.

Questões

1. A publicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 pode ser atribuída somente à iniciativa do Presidente da República que as sancionou, Luiz Inácio Lula da Silva? Explique e fundamente sua resposta.

2. Os estudos que você realizou possibilitaram mudanças/revisões de conceitos sobre a história da África? Enfoque a questão da visão que por muito tempo prevaleceu sobre o continente africano e o que você estudou e também a visão que se transmitiu sobre os povos que habitaram o continente – prevalece homogeneidade ou diversidade cultural?

Bons estudos e trabalho na ATD1.

1) A publicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 é a culminância do trabalho de diversos movimentos e grupos que lutavam e lutam para de alguma maneira tornar mais digno o reconhecimento da construção cultural brasileira. O então Deputado Federal Paulo Paim, hoje Senador, foi apenas o representante deste imenso trabalho que dura por séculos. O trabalho da luta pela justiça e reconhecimento. O governo, na verdade, foi quem menos trabalhou para que estas leis fossem publicadas, elas são o resultado de diversas frentes de luta, de busca pela valorização da nossa cultura, que não é europeia, nem indígena, nem africana, ela é multicultural, multiétnica, portanto não existe outra igual, pois ela é o resultado de misturas que a princípio pareciam heterogenias, mas com o tempo tornaram-se homogêneas. Como separa, em nossa cultura, o que 100% europeu ou africano? Quem teve apenas uma ou outra influência? Estas Leis fazem parte de um projeto político-ideológico baseado nas ações afirmativas, que são ações implementadas pelos governos com o objetivo de reconhecer, corrigir e anular desigualdades históricas da população, que na pratica não possui os mesmos direitos e garantias sociais de que gozam os demais cidadãos, estas ações afirmativas fazem parte da luta de muitos, por muito tempo.

2) Os estudo que foram realizados contribuíram para a nossa mudança pessoal, como fonte de crescimento e apropriação do saber. Mesmo entendendo que grandes passos já foram dados, persisto na ideia que muito ainda será feito. Quando falamos na “colonização” brasileira, notamos diversas lacunas históricas, é triste e vergonhoso para o homem de hoje pensar como era o chamado “homem civilizado” daquela época. No entanto não devemos nos enganar, o que chamamos de civilizados hoje ainda é uma frágil proteção que facilmente pode ser riscada ou até mesmo rasgada, permitindo que o mundo vislumbre um ser completamente sem ética, escrúpulos ou valores coletivos. Ao observarmos o §1° do artigo 1° da Lei 10.639/03 poderemos observar que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com