TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Somativa Subjetiva Estágio de Aprendizagem

Por:   •  18/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

EsIE

Escola de Instrução Especializada

CHQAO 2021/2022

Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais

Disciplina: Gestão de Tecnologia da Informação

Tema: Topologia de Rede

Tutor do Grupo A: JOSÉ LUIZ CHAVES LACERDA – 1º Ten

Aluno: MÁRCIO RICARDO SILVA ALBUQUERQUE – 1º Sgt

Santarém/PA

2021

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO

        No 8º Batalhão de Engenharia de Construção, na região amazônica a gestão da logística do suprimento Classe I é de fundamental importância para o sucesso da Unidade, pois o Batalhão encontra-se em uma região de difícil acesso e normalmente está engajado em várias missões concomitantes e de grande vulto, como construções de estradas, asfaltamento, construção de portos, aeroportos, infraestrutura de unidades e grande unidades do Exército, etc.

DESENVOLVIMENTO

        O fornecimento de alimentação no Exército se dá de diversas formas, sendo a mais usual o fornecimento de alimentação em rancho, que segue algumas regras e conceitos. Dentre esses conceitos encontramos a etapa de alimentação, que é o valor formado por duas parcelas chamadas quantitativos, quais sejam:

        O quantitativo de subsistência (QS) que são os gêneros de alimentação básicos, que são adquiridos, armazenados e distribuídos pela cadeia de suprimento, através dos Órgãos Provedores e o quantitativo de rancho (QR) que são os demais itens de alimentação não contemplados pelo QS e que devem ser adquiridos pela Unidade através de processo licitatório.

        Neste trabalho focaremos apenas no Quantitativo de Rancho (QR), para fins de estudo do processo com foco na qualidade.

        Sempre que falamos em qualidade aparecem termos como mapeamento de processos e ferramentas como fluxograma, diagrama de causa e efeito, etc. Fluxograma é a representação gráfica de uma sequência de atividades de um processo onde há uma fácil visualização das etapas. Diagrama de causa e efeito é uma técnica largamente utilizada que mostra um efeito e as possíveis causas para que ele ocorra.

        No quartel do 8º Batalhão de Engenharia de Construção, assim como em outras unidades o processo de aquisição, armazenagem e desrelacionamento de gêneros QR se dá conforme fluxograma abaixo:

        Início        Fim[pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14][pic 15]

[pic 16][pic 17]

Pedido conforme[pic 18][pic 19][pic 20]

        Sim[pic 21][pic 22]

        Não[pic 23]

[pic 24][pic 25]

Por ocasião do recebimento dos gêneros, vários problemas ou anomalias podem aparecer no processamento, com isso podemos analisar possíveis falhas através do diagrama de causa e efeito:

Material        Mão-de-obra        Máquina        Finanças[pic 26][pic 27]

        Falta de         despreparo[pic 28][pic 29]

        material        inexperiência                computadores        contingenciamento

Falta de QR

        para confecção[pic 30][pic 31][pic 32][pic 33]

        clima        das refeições

        centralização        instalações        retrabalho

                        

        Gestão        Meio-ambiente        Método

CONCLUSÃO

        Após analisar o processo, identificar o problema principal e as possíveis causas que levaram a aquele problema, então o gestor será capaz de traçar um plano de ação que leve a solução ou mitigação dos efeitos causados pela não conformidade.

Nesse contexto, as ferramentas de qualidade aliadas a uma gestão voltada para a solução dos problemas as Unidades adequam-se as exigências de competitividade e eficiência exigidas pelos clientes internos e externos.

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

EsIE – Escola de Instrução Especializada. Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais – CHQAO. 76 p. Rio de Janeiro: PUC-Rio, CCEAD, 2014.

Livro COL 2017 - DAbst. Disponível em <http://www.12icfex.eb.mil.br/images/3secao/Livro_COL_2017-DAbst.pdf>. Acesso em: 29 de maio de 2021.

SUMÁRIO:

INTRODUÇÃO

        A Engenharia de Construção é uma vertente do Exército Brasileiro (EB) dotada de maquinário e equipamentos, típico das obras de infraestrutura e transportes, que é responsável pelo adestramento de pessoal nessa área para emprego em uma eventual situação de combate e por desenvolver atividades subsidiárias em tempo de paz que visam contribuir com o desenvolvimento nacional. Essa característica de realizar obras em prol do progresso do país é enquadrada em uma das missões do 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC) conhecida como apoio geral de engenharia que, em tempo de paz, abrange inúmeros trabalhos conforme consta no manual C5-1, Emprego da Engenharia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (209.4 Kb)   docx (85.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com