TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AVALIAÇÃO SOMATIVA GQS

Por:   •  2/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

                                                               JUNQUEIRA PINTO             

GRUPO O

TUTOR: S TEN FABIO – FABIO MOREIRA

AVALIAÇÃO SOMATIVA SUBJETIVA

INTRODUÇÃO

      O Exército Brasileiro está cada vez mais usando sistemas para controlar seu pessoal, instrução e não poderia ser diferente, quanto ao seu material. O Gênero QR faz parte do material a ser controlado, e veremos a seguir, como acontece esse processo na Base de Aviação de Taubaté-SP.

DESENVOLVIMENTO

      Vejamos como é feito o processo de aquisição, armazenagem e desrelacionamento de gênero do QR (incluindo a etapa de inclusão/desrelacionamento no SISCOFIS), na Base de Aviação de Taubaté.

1˚ Passo: O militar que vai operar o Sistema na Fiscalização Administrativa precisa ser cadastrado no Sistema de Controle Físico - SISCOFIS, bem como os militares da 4ª Seção, dentro de cada Classe, para que possam controlar a gestão do material dentro de cada Classe de Material.

2˚ Passo: O Almoxarifado recebe o material, confere ou solicita apoio da Comissão Mensal de Recebimento e Exame de Material.

3˚ Passo: O Encarregado do Almoxarifado ou gestor de depósito (Aprovisionamento) irá fazer o cadastro inicial no SISCOFIS OM, imediatamente antes de encaminhar a NF para o Setor Financeiro liquidar.

4˚ Passo: Após o cadastro inicial, o Almoxarife encaminhará à Fiscalização Administrativa (Carteira SISCOFIS) as Notas Fiscais para confronto com os lançamentos no SIAFI, SISCOFIS através dos relatórios mensais.

5˚ Passo:  O Encarregado da carteira SISCOFIS na Fiscalização Administrativa efetua o movimento de “Entrada” do material para o Depósito (Aprovisionamento) assim que for realizada a liquidação pelo Setor Financeiro.

6˚ Passo:  A Comissão nomeada recebe, confere, confecciona os despachos (DIEx ou TREM, se for o caso) e encaminha para o Fiscal Administrativo para despacho com o Cmt.

7˚ Passo:  O Encarregado do Almoxarifado ou gestor de depósito (Aprovisionamento) irá fazer o cadastro inicial no SISCOFIS OM, imediatamente ao recebimento da Guia de Transferência, Remessa, etc...

8˚ Passo:  O Encarregado do SIAFI extrai a NL e entrega ao Encarregado do SISCOFIS na Fisc Adm, aguardando o processo de recebimento.

9˚ Passo:  O Encarregado do SIAFI publica, em Adt Adm, o DIEx de Recebimento de Material ou TREM (se for o caso) com o despacho pertinente.

10˚ Passo: O Encarregado do SIAFI apropria o valor patrimonial SIAFI referente ao material recebido.

11˚ Passo: O Encarregado da carteira SISCOFIS na Fiscalização Administrativa efetua o movimento de “Entrada” do material para o Depósito (Aprovisionamento) assim que for realizada a publicação em Adt Adm e apropriação do valor SIAFI pelo encarregado da carteira SIAFI.

12˚ Passo:  Após o saque do material (QR) seguido pelo consumo, o responsável pelo Depósito (Aprovisionamento) registra a baixa do material.

13˚ Passo: O Encarregado da carteira SISCOFIS na Fiscalização Administrativa efetua o movimento de “Saída” do material assim que for realizada a publicação em Adt Adm.

PONTOS CRÍTICOS

      As falhas na inclusão/movimentação no SISCOFIS OM podem ser ocasionadas devido à falta de rapidez ou exatidão nos registros de entrada e/ou saída (consumo) do material;

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO

[pic 1]

FLUXOGRAMA DO PROCESSO

Local

Ação

Comandante

[pic 2][pic 3]

Fisc Adm

e/ou S/4

Depósito/

Aprov

CONCLUSÃO

       Verificamos que o Exército Brasileiro se encontra na excelência da gestão e controle do seu material, graças aos seus vários sistemas e pessoal especializado. O assunto explanado acima foi o controle do Gênero QR no SISCOFIS, importante ferramenta na Gestão de Recursos, economizando estes à União e evitando desperdícios dos cofres públicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (270.8 Kb)   docx (126.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com