TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sttau Monteiro

Casos: Sttau Monteiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

O texto dramático de Sttau Monteiro "Felizmente Há Luar" é influenciado pelo modelo de teatro de Brecht. Esta obra foi publicada em 1961 mas apenas passados 17 anos foi pela primeira vez levada a cena em 1978 no Teatro Nacional.

O Teatro Épico é uma designação dada por Bertold Brecht, a este tipo de teatro é-lhe atribuído um estilo dramatúrgico revolucionário que procura mostrar a realidade em vez de a representar. Fazendo-se assim uma análise crítica da sociedade, as personagens expõem os factos em vez de os dramatizarem. Um dos exemplos deste modelo teatral presente na obra é o facto de a Rita contar como o General Gomes Freire foi preso, e também quando Matilde expõe o momento da morte do seu amado.

É evidente que nesta obra temos presente um paralelismo histórico-político, este paralelismo é feito entre o momento da escrita da obra século XX ano de 1960, e o momento da acção da obra, século XIX em 1817. Enquanto em 1960 o regime político presente era o regime ditatorial fascista de Salazar, em 1816 o regime absolutista de D.João VI era o predominante. Em ambos estes momentos históricos, presenciavam-se ambientes antecedentes a revoluções, no século XIX, a revolução liberal de 1820, e no século XX, a revolução de 25 de Abril de 1974. Também marcaram a morte de dois generais importantes, a execução do General Gomes freire, sem provas aparentes, que é o tema central da obra de Sttau. E por outro lado o assassino do general Humberto Delgado, no presente momento da produção da obra.

Uma grande obra literária como esta tinha claro de ter uma grande história, todo este conflito presente no drama é baseado em factos reais o que faz (na minha opinião) com que ainda tenha mais interesse, provocando maior impacto na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com