TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Surda E não Sabia

Trabalho Escolar: Surda E não Sabia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  729 Visualizações

Página 1 de 2

O Documentário Sou surda e não sabia, foi feito de forma inteligente e eficaz, pois ao mesmo tempo em que levanta a questão da surdez pela perspectiva de Sandrine (história verídica), traz também a discussão sobre a importância ou não da oralização de crianças surdas; e o aprendizado da língua de sinais. O documentário traz ainda questões como; convivência familiar, preconceito, metodologias de aprendizagem e adaptação. O filme aponta alguns trechos que retrata o preconceito para como surdo:

No inicio do filme quando Sandrine conversa com uma amiga através da língua de sinais no celular por meio de um vídeo chamada, é possível notar o olhar de surpresa, espanto e indiferença por parte das pessoas que estavam no Ônibus, caracterizando o preconceito por aquilo que é diferente, que sai padrões aceitáveis.

Quando dois amigos entram em uma loja para comprar roupa, a moça pergunta ao rapaz de onde ele tiraria o dinheiro para pagar as compras, ele responde que tiraria de uma pensão que o governo dá para quem é deficiente, a moça se irrita, pois não quer saber deste rotulo (deficiente). Desta forma o próprio governo se torna preconceituoso, pois em vez de dar condições para que o Surdo tenha uma vida ativa e plena no trabalho ele o trata como invalido para certas designações.

Outra situação preconceituosa é quando, uma moça vai fazer um teste para entrar em uma peça teatral e é recusada por não saber falar. Logo depois a documentária mostra que é possível uma pessoa que é surda ser um ator ou atriz, pois a arte cênica pode ser executada de várias formas através de gestos, danças e expressões faciais.

Sendo assim, a surdez não afeta os aspectos cognitivos das pessoas que a tem. Trata-se de uma necessidade especial que pode atrasar algumas áreas do desenvolvimento, pois a linguagem é uma das principais vias para a apropriação cultural, todavia não torna as pessoas menos capazes. Para que a pessoa surda se desenvolva o professor pode contribuir para que ela tenha uma vida próxima do normal como qualquer outra criança de sua idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com