TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Empresarial

Trabalho Escolar: Sustentabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  3.138 Palavras (13 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 13

1 CIÊNCIA ATUARIAL

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Essa ciência surgiu há cerca de 150 anos na Inglaterra, estudando basicamente a mortalidade da população. A partir de então, ela voltava-se para o cálculo da expectativa de vida, com interesse nas questões de aposentadoria e pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.

Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.

Os estudos da ciência atuária classificado em dois principais ramos: o vida e o não-vida.

O Vida trata das questões de longo prazo, como aposentadoria, pensões, seguros de vida e saúde.

O Não Vida está mais relacionado a características de curto prazo, como como os seguros de automóveis e responsabilidade civil.

2 CONTROLADORIA

A controladoria é uma atividade e um campo do conhecimento híbrido, que recebe conceitos e conhecimentos da Contabilidade, e da Administração, sendo responsável pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão. É o departamento responsável pelo projeto, elaboração, implementação e manutenção do sistema integrado de informações operacionais, financeiros e contábeis de determinada entidade, com ou sem finalidades lucrativas, sendo considerada por muitos autores como o atual estágio evolutivo da contabilidade. [...]

As funções e atividades exercidas pela moderna Controladoria tornaram-se fatores vitais para o controle e planejamento a médio e longo prazos de qualquer tipo de organização, [...]. (OLIVEIRA apud Souza, 2012, p. 53)

Segundo definição de Larousse (1992), em seu Dicionário da Língua Portuguesa, a palavra “gestão” deriva do latim gestione, e quer dizer ato de gerir, gerência e administração. Portanto, entende-se com o autor que gerir é fazer as coisas acontecerem, o gestor é quem toma as decisões e conduz a empresa para que atinja seus objetivos.

O modelo de gestão, por sua vez, origina-se das crenças e valores dos proprietários e principais executivos da empresa.

Conforme Padoveze (2005, p. 26), “modelo de gestão é produto do Subsistema Institucional e pode ser definido como o conjunto de normas e princípios que devem orientar os gestores na escolha das melhores alternativas para levar a empresa a cumprir sua missão com eficácia”

Segundo Catelli (2001, p. 271) “o modelo de gestão define, em sentido amplo, a necessidade de informação requerida para a tomada de decisão.”

De acordo com Oliveira, Peres Jr. e Silva (2002, p. 136), modelo de gestão representa “conjunto de elementos que viabilizam a administração da eficácia e da eficiência da organização rumo aos resultados pretendidos.”

Para Nascimento e Reginato (2007, p. 45) “o modelo de gestão é um conjunto de princípios e normas que orientam e facilitam a ação organizacional em cada fase da gestão para que a empresa alcance os seus objetivos.” Ainda os mesmos autores estabelecem que “o objetivo do modelo de gestão é fazer com que tudo aconteça dentro da empresa de acordo com as crenças e valores dos proprietários e de seus gerentes a qual seja favorável para a empresa” (NASCIMENTO e REGINATO, 2007, p. 45).

Podemos dizer que o modelo de gestão facilita a ação organizacional, pois o mesmo define e estabelece a estrutura organizacional da empresa e a relação de interação de seus elementos, pois procura compreender a complexidade do sistema empresa, através das relações ambientais. Assim, o princípio norteador da controladoria consiste em facilitar e orientar o processo de gestão.

O processo de gestão, também conhecido como “processo decisório”, é influenciado pela filosofia da empresa, pelo modelo de gestão e pelas variáveis ambientais que exercem influência sobre ela. Esse processo compreende, também, as fases do planejamento, execução e controle da empresa.

O planejamento é o ato de tomar decisões por antecipação de fatos reais, aspecto esse que requer planejamento antecipado. Nesse contexto, assevera Peleias (2002, p.23):

O planejamento é a etapa do processo de gestão em que se decide antecipadamente sobre as ações, e tem como escopo garantir o cumprimento da missão da empresa, assegurar sua continuidade, otimizar os resultados de suas áreas componentes, aumentar a probabilidade de alcance dos objetivos estabelecidos e manter o controle sobre os vários aspectos de sua gestão econômica.

Nesse mesmo sentido e sobre o mesmo aspecto, Padoveze (2005, p. 28) ensina que, “planejamento é a definição de um plano para ligar uma situação desejada com a situação atual.”

Subdivide-se o planejamento em duas frentes para delimitar seu campo se ação: Planejamento Estratégico e Planejamento Operacional.

Planejamento Estratégico

A fase de planejamento estratégico requer definição das ações, ou seja, pensar antes de agir, e tem como premissa fundamental assegurar o cumprimento da missão e da continuidade da empresa.

De acordo com Padoveze (2005, p. 28), o planejamento estratégico constitui “a fase de definição de políticas, diretrizes e objetivos estratégicos e tem como produto final o equilíbrio dinâmico das interações da empresa com suas variáveis ambientais.” Ainda Padoveze (2005, p. 96) estabelece que “o planejamento estratégico é um processo que prepara a empresa para o que está por vir.”

Na fase do planejamento estratégico busca-se realizar a leitura dos cenários, a análise das variáveis ambientais do ambiente externo (identificando as ameaças e as oportunidades) e do ambiente interno da empresa (identificando os pontos fortes e fracos). Nesse processo, estabelece-se e elabora-se a melhor estratégia dentro de uma visão futura para a empresa, mantendo o equilíbrio dinâmico das interações da empresa com suas variáveis ambientais. Desse modo, o planejamento estratégico caracteriza-se uma ferramenta gerencial interna, que facilita e orienta os gestores na realização de suas atividades.

Planejamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com