TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC - Cotação de Historias

Por:   •  20/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  5.865 Palavras (24 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

                               LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

   

[pic 10]

MÁRCIA GONÇALVES CORRÊA

[pic 11]

PROJETO DE ENSINO

CONTAÇÃO DE HISTORIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

[pic 12]


 

RESUMO

Este projeto está direcionado na docência Educação Infantil e abrange o tema contação de histórias na Educação Infantil como uma possibilidade enriquecedora de mudanças, despertando nos alunos o prazer pela leitura, um estudo determinando o que os alunos podem desenvolver a partir da mediação feita pelo professor na hora da história, e quais os benefícios para a educação infantil numa dimensão oral; a contação de história contribui para o cognitivo do aluno no qual ele obtém uma aprendizagem significativa, pode ser considerada um recurso pedagógico, favorece o desenvolvimento das capacidades e habilidades, exerce uma ação nos aspectos referente à afetividade, sensibilidade, compreensão, autonomia, e o principal o aprendizado de forma lúdica. O trabalho abrange três pontos fortes a contação de história, a importância da educação infantil e um projeto explicando a importância do tema; a metodologia escolhida para esse artigo foi uma pesquisa bibliográfica.  Conclui-se a que a leitura com os alunos contribui efetivamente no seu conhecimento, principalmente nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais; promove a interação, é a mediadora entre o aluno e o mundo, contribuindo para criar novos cidadãos críticos.

Palavra chaves: 1-Contação de Historias, 2-Educação Infantil, 3-Leitura.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL....................................5

2.1 A EDUCAÇÃO INFANTIL.....................................................................................11

3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.........................................15

3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA...........................................................................15

3.2 JUSTIFICATIVA..................................................................................................15

3.3 PROBLEMATIZAÇÃO.........................................................................................15

3.4 OBJETIVOS GERAIS......................................................................................... 16

3.5 OBJETIVOS ESPECIFICOS............................................................................. 16

3.5 CONTEUDOS..................................... ..............................................................16

3.6 METODOLOGIA.................................................................................................17

3.7 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO..................................................17

3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS..............................................................17

3.9 AVALIAÇÃO.........................................................................................................17

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................18

5 REFERENCIAS.......................................................................................................19


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o tema (contação de história na educação infantil), a relevância do tema procedeu de sua contribuição para o processo de aprendizagem, O trabalho é importante para os docentes, pois a partir do momento que propicia ao aluno a oportunidade de conhecerem e fazerem parte do fabuloso mundo dos contos infantis, o que já aborda o futuro desses alunos garantindo que não haverá dificuldade de se interpretar um texto ou a pratica da leitura, pois o pedagogo ensina isso de forma exemplar na educação infantil.

        Justificativa-se esse trabalho no intuito de esclarecer que a contação de história pode proporcionar uma aprendizagem significativa para o aluno, abordando suas fantasias e seus encantos por meio da arte. A contação de histórias na educação infantil manifesta no aluno sua curiosidade, incita a imaginação, expande sua autonomia e o pensamento, possibilitando também a exposição dos seus sentimentos, nesse mesmo sentindo o aluno consegue ter confiança para solucionar seus próprios conflitos emocionais.

        Na Situação Problema objetiva-se a uma pergunta. Como os contos infantis podem contribuir no Processo da aprendizagem dos alunos da Educação Infantil? No qual no decorrer do trabalho propõe-se a responder.  O ato de contar histórias informa e socializa e distrai os alunos ao mesmo tempo proporciona a eles uma aprendizagem, pode ser considerada uma ferramenta que influencia a leitura, auxilia no desenvolvimento psicológico e moral, desenvolve o vocabulário e o mundo de ideias, expandi a linguagem e o pensamento, trabalha a atenção, a memória e a reflexão ativa, a sensibilidade.

        O objetivo é mostrar a importância da história contada para o desenvolvimento infantil, nos objetivos específicos exploram-se três apontamentos, a educação infantil, a contação de história e a aprendizagem por meio da contação de história. Um trabalho qualitativo divide em duas partes predominando um estudo bibliográfico sobre a contação de história na educação infantil, e um projeto de pesquisa priorizando o pensamento; os planos e ações para a realização da contação de histórias na educação infantil, visto que é um processo fácil, mas requer estratégias para a realização de um ótimo trabalho, como a realização da roda de leitura, rotina do rodizio de livros, contos, histórias, lendas, fabulas e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.9 Kb)   pdf (238 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com