TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEORIA ADM

Pesquisas Acadêmicas: TEORIA ADM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Surgimento da teoria da administração.

Dentre os principais fatos que caracterizam os primórdios da administração estão os fatos históricos, sociais, políticos e econômicos, caracterizando o cenário no qual estão contidas as organizações do passado. As características mais marcantes nas organizações, em meados do século XVIII, estavam voltadas ao artesanato, com seus artesões atuando em pequenas oficinas/escolas e aos profissionais autônomos. Nessa época a sociedade era diferente dos dias atuais.

A administração recebeu influências que moldaram seu futuro caráter cientifico. Grandes filósofos da idade antiga deixaram em seus escritos, contribuições para a administração moderna. Sócrates, em seu trabalho, cita administração como habilidade pessoal; Platão, em seu livro “A republica” expõe a forma de governo e a administração de negócios públicos; Aristóteles, quando escreveu “A Política”, fala sobre a organização do estado e suas formas governamentais. (CHIAVENATO, 2003).

Teoria das Relações Humanas.

A teoria das relações humanas é uma teoria de gestão, incluída na escola Comportamental, fundada por Elton Mayo na seqüência das conclusões obtidas em diversos estudos realizados em várias empresas norte-americanas. Destes estudos destaca-se um, realizado entre 1924 e 1932, numa fábrica do Western Electric Company em Hawthorne (próximo de Chicago), localidade que veio a dar o nome ao estudo: Experiências de Hawthorne. O objetivo inicial destas experiências era o de determinar como as mudanças nas condições de remuneração e de trabalho (iluminação, temperatura, períodos descanso, acidentes de trabalho, fadiga, rotação do pessoal, etc.) influenciam as pessoas e a sua produtividade do trabalho. Para isso é efetuadas alterações nos horários, no nível de luminosidade, nos tempos de descanso, etc., enquanto a outra é mantida como grupo de controle. Tal como o esperado, as suposições de que a produtividade aumentava com a melhoria das condições de trabalho confirmaram-se nestas experiências. A grande surpresa ocorreu quando os investigadores observaram que a produtividade também aumentava quando as condições de trabalho eram deterioradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com