TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ORGANIZÇÃO E METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Artigo: TRABALHO DE ORGANIZÇÃO E METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  5.435 Palavras (22 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 22

PEDAGOGIA 4º PERÍODO

PÓLO: ARAGUAÍNA- TO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSORA À DISTÂNCIA: Maria Clotilde Bastos

Mayara Coelho Pinheiro-RA:429005

Hosana da silva Nepomuceno-RA:416258

Zaelson Matos Moura- RA: 419447

Micirley Pereira Miranda-RA:412642

Rosilene Martins de Moura-RA:425433

Araguaína data:

Sumário

Apresentação 1

Etapa 1 2

Etapa 2 6

Etapa 3 13

Etapa 4 21

Etapa 5 25

Considerações Finais

Referências bibliográficas

Apresentação

Diante desse novo desafio que nos foi dado através desta atividade,enxergamos a grande possibilidade de descobrir um mundo novo; “o da Educação Infantil”, e toda a dinâmica que está em torno desta realidade tão pouco explorada, e quando explorada tão pouco compreendida em nosso país.

Através do aprofundamento nos estudos desta disciplina entendemos que com a ascensão da Revolução Industrial e o ingresso das mulheres no mercado de trabalho, surgiu a necessidade de alguém que tomasse conta das crianças pequenas, para que as mesmas pudessem ocupar este posto.

Diante desta nova realidade, Comenius (Pai da Didática) no século XVII, alimentou a ideia de fundar um jardim de infância; inspirado pela ideia de que “as crianças eram pequenas arvores que deveriam ser regadas”. Esta máxima propagou-se para vários estudiosos que desejavam dar voz e vida ao processo de aprendizagem de crianças pequenas:

Rousseau, que defendia a curiosidade e a liberdade; Pestalozzi que trabalhava na produção de disciplinas tanto afetivas como de conhecimento; e atingiu o seu ápice com a criação dos “Kindergarten” de Froebel que se espalharam por toda a Europa.

Em outras décadas já se percebia que crianças pequenas mereciam um cuidado maior, e melhor, um auxilio integral em seu desenvolvimento, muito sediscutiu e muito ainda se discute sobre Educação Infantil e sabemos que estamos muito longe de chegarmos ao desejado.

O desenvolvimento desta atividade servirá para nos dar entendimento através das leituras e estudos sobre como contribuir para o desenvolvimento pleno desta faixa etária, que é de tamanha importância para um futuro de pessoas conscientes e responsáveis.

Sabemos que a educação infantil é o alicerce, então que seja feito sobre uma base sólida para que tenhamos uma construção do conhecimento segura e feliz.

Pedagogia é o nosso curso e a vontade de fazer diferente, e dar voz ao que é necessário será nossa maior vitória.

Etapa 1

Habilidade adquirida pelo grupo: Compreensão da História da Educação Infantil.

Passo 1

Pesquisa de fotos da Educação Infantil entre as décadas de 1950 e 1970.

Passo 2

Análise das fotos encontradas e descrição das percepções da equipe de acordo com os critérios:

* Número proporcional de meninos e meninas;

* Tipo de vestimenta;

* Organização das crianças para a foto (posicionamento).

* Postura das crianças – emoções presentes nas fotos.

Foto da década de 1950:

Nesta foto fica evidente tratar-se de uma escola de origem Israelita; mesmo estando no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, fica bem clara a rigidez e a tradição marcantes deste País.

A falta de liberdade é evidente e explícita na roupa, que parecem ser uniformes ou roupas escolhidas especialmente para esta foto, o que era muito comum nessa época. As crianças estão colocadas de forma planejada e ou estratégica. Não há representatividade de alegria, ou nenhum tipo de sentimento, talvez até pela educação religiosa e rígida israelita.

Nota-se a presença das mulheres como educadoras, até por que este espaço escolar infantil já está delimitado como feminino desde o século 20.

Chamou-nos também a atenção os trajes dos professores e os semblantes rígidos dos mesmos, que evidenciam a autoridade através da colocação das pessoas na foto.

Quantidade de crianças: Não podemos ser precisos, pois a foto é antiga e não fica claro.

Foto da década de 1960:

Quantidade de crianças: 19 meninas e 17 meninos (sem certeza absoluta, as vestimentas são muito parecidas e a foto é bem antiga).

Esta foto mesmo sendo aparentemente organizada, e com uma diferença apenas de 10 anos ou menos da anterior, nos parece mais livre e descompromissada, mesmo sendo tirada em uma época em que éramos controlados por militares não há esta impressão na foto. As roupas também parecem ter sido escolhidas especialmente para as fotos ou eram apenas vestimentas comuns da época.Há demonstração de alegria, o sorriso está no rosto das crianças e das educadoras, e por mais que a foto seja planejada há liberdade na pose, é evidente.

Por mais que possua uma organização para que todos estejam presentes eles se dispersaram. As professoras já parecem ser dispostas e próximas às crianças de uma forma emocional.

Passo 3

Pesquisa de fotos da Educação Infantil cursada recentemente.

Passo 4

Análise das fotos encontradas e descrição das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com