TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE ORÁTORIA

Trabalho Universitário: TRABALHO DE ORÁTORIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

1. ORATÓRIA

Oratória é a arte de falar bem de forma estruturada e deliberada, mediante a utilização de diferentes recursos da linguagem, com a intenção de informar, influenciar, entreter ou provocar determinado efeito no ouvinte. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador.

No processo de comunicação interpessoal, 55% ficam com a linguagem corporal.

Falar em público é uma necessidade atual em praticamente todos os setores técnicos, profissionais e até mesmo sociais. Inclui desde estudantes a profissional de diversas áreas, estabelecidos, passando por cidadãos comuns que ocupam alguma atividade de liderança. Assim, advogados, professores, relações públicas, jornalistas, médicos, presidentes e líderes de organizações civis, religiosas e outras, precisam estar prontos para, quando chamados, fazerem apresentações públicas.

2. BENEFÍCIOS DA ORATÓRIA

A oratória, a arte de falar em público é indispensável para vencer na vida por que:

- Possibilitará apresentar palestras, reuniões de trabalho aulas, -

- conferências, discursos e falar em público como um profissional.

- Ajudará a ganhar prestígio e progredir na carreira.

- Aumentar a rede de relacionamentos e fazer mais amigos e negócios.

- Vencer o medo de falar em público

- Usar corretamente a voz.

- Evitar vícios de comunicação, problemas de dicção.

- Aperfeiçoar a linguagem corporal: gestos, postura, expressão facial, olhar e movimentação.

- Falar em público de modo claro, objetivo e persuasivo.

- Desenvolver qualidades: liderança, persuasão, poder de síntese e de motivação, entusiasmo, carisma, criatividade, etiqueta, ética, didática, planejamento.

- Redação: preparar textos para falar em público.

- Ganhar autoconfiança.

- Contornar situações difíceis: perguntas, objeções, público hostis e imprevistos.

- Lidar com recursos audiovisuais.

- Falar em público na mídia.

- Falar de improviso.

3. DICAS DE ORATÓRIAS

4.1 Dicas para controlar o medo de falar em público

O medo de falar precisa ser enfrentado. Para enfrentá-lo, é preciso conhecer suas causas.

Medo é um mecanismo de defesa que surge, nas horas difíceis, para nos proteger. Já vimos que ao sentir medo liberamos adrenalina na corrente sanguínea. O excesso de adrenalina provoca um descontrole geral do organismo. Surgem sintomas: aumentam as batidas do coração, pernas ou mãos trêmulas, mãos suadas, voz insegura, riso nervoso, descontrole dos movimentos dos braços, mãos e pernas, gagueira, “calorão”, “calafrio”, angústia e “branco”. Perde-se a sequência do assunto, vêm a sensação de dar vexame ou ser ridículo, tiques e vontade de andar de um lado para o outro. Cada pessoa reage de uma forma e é comum a ocorrência de mais de um sintoma. Não existe fórmula milagrosa.

Siga as dicas para o ensaio:

• Use inicialmente suas anotações. Depois, aos poucos, livre-se delas.

• Só use anotações em última necessidade.

• Pratique situações em que você olha seu roteiro e em seguida volta o olhar para a plateia.

• Desenvolva a espontaneidade dominando totalmente o tema. Ganhará confiança.

• Depois que ensaiou olhando as anotações, treine falar de improviso, sem uso de roteiros, para inspirar mais credibilidade diante da plateia.

• Pratique usando gestos, variando a intensidade da voz e a velocidade, as pausas, depois decida qual o modo ideal de comunicar determinado ponto.

• Pratique na frente do espelho para se observar.

• Pratique na frente de amigos e peça para que corrijam você quanto à postura, gestos, fisionomia, tiques, vícios de linguagem e intensidade da voz. Seja receptivo às críticas ou sugestões.

• Tente reproduzir as condições da apresentação para tornar mais real o ensaio.

• Cada vez que você ensaia percebe que sua fala acaba sendo um pouco diferente do que ensaiou. É assim mesmo. Na sua memória ficam os pontos principais que servem de gatilho para você improvisar o resto.

Quando não temos prática ou experiência para falar receamos ter de enfrentar situações difíceis e demonstrar nosso nervosismo e falta de prática diante de público. Problemas técnicos, falha de equipamentos e a inabilidade para lidar com eles também podem causar medo. Conclusão: prepare-se para falar ensaiando muito!

4. ORATÓRIA E APARÊNCIA

“A primeira impressão é a que fica”.

Vivemos numa sociedade que nos julga baseada em nossa aparência. Antes de ser ouvido você é visto! A forma como você se apresenta nos primeiros instantes da sua fala, imprime-nos outros uma imagem, positiva ou negativa. Isto influenciará no grau de receptividade do público.

5. ORATÓRIA, ELEGÂNCIA E MODA.

Oratória não é apenas comunicação oral. Tudo o que você faz e expõe ao público denunciará como é sua personalidade. Elegância é algo que se aprende. Aprende – se as regras do bem vestir ficando atento para as combinações das cores, o arranjo das peças de vestuário, aguçando a sensibilidade para o que é sensato. Ninguém se torna elegante da noite para o dia. É preciso se auto lapidar não só no vestuário como na postura, atitudes, etiqueta, modo de andar, parar, penteado e corte de cabelo. Ser elegante é a somatória de fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com